Quando mencionamos algo sobre o olhar, imediatamente lembramos do famoso dizer popular: “os olhos são o espelho da alma”. No entanto, o que antes era tido somente como um ditado popular, foi algo de investigação científica.
O que nossos olhos podem revelar?
Um estudo, publicado na Privacy and Identity Management, andou investigando acerca de como o mercado de rastreamento tem sido intensificado com o passar do tempo, principalmente no quesito de melhorar a produção de Inteligência Artificial. Conhecido por rastreamento ocular, a técnica visa usar o movimento dos olhos como uma espécie de controle remoto, para que o indivíduo consiga realizar algumas tarefas.
Relacionado: Córnea sintética permite que cego recupere totalmente a visão
Porém, para que essa técnica seja usada de maneira correta, o rastreamento ocular exige uma série de informações pessoais do sujeito, tais como: a identidade biométrica do usuário, gênero, idade, etnia, peso, traços de personalidade, uso de drogas, estado emocional, habilidades, medos, interesses e preferências sexuais. Por esse motivo, é que muitos tendem a dizer que sim, com apenas um olhar, é possível desvendar os mistérios que cercam as pessoas.
Como se tais informações ainda não fossem o suficiente, com esse rastreamento será possível identificar se a pessoa possui ou não a presença de distúrbios. Dentre eles podemos citar: transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro do autismo (TEA), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), Parkinson, Alzheimer e esquizofrenia.
A tecnologia de rastreamento ocular
Além de todas as informações citadas acima, essa tecnologia ainda consegue identificar a quantidade de vezes que o indivíduo pisca, a velocidade na qual sua pupila dilata. Essa última função é ideal para que sejam evitados alguns problemas de saúde causados pelo consumo de drogas e álcool.
Relacionado: espirrar-de-olhos-abertos/”>Isto é o que acontece se você espirrar de olhos abertos
As câmeras utilizadas nessa tecnologia conseguem verificar se o olhar do indivíduo está normal, usando os seguintes parâmetros: se estão vermelhos, se estão secos ou lacrimejantes, e analisar a cor e a textura da íris. A presença de rugas, expressão facial, cor da pele são somente mais algumas características observáveis através dessa tecnologia.
Além disso, os olhos poderão ajudar no avanço a técnica conhecida por ser usada na biometria ocular. Onde é possível identificar quem é o indivíduo, usando somente o padrão de sua íris. Portanto, esse avanço tecnológico pode ser grandemente útil para aumentar a segurança mundial.