Perder um bem pessoal é sempre um transtorno, sobretudo o celular, visto que há informações privadas que podem comprometer aspectos importantes – e gerar prejuízos incalculáveis – como contas bancárias, cartões de crédito, senhas de aplicativos e outros. Além disso, a própria segurança do usuário e seus dados ficam vulneráveis às ações mal intencionadas. A boa notícia é que é possível rastrear celular pelo número apenas com algumas rápidas e eficazes configurações.
Desse modo, ao perder o celular, muitas pessoas sequer tentam recuperá-lo. Todavia, a maioria dos celulares, tanto do sistema operacional Android, como o sistema do iPhone, o iOS, contam com ferramentas nativas voltadas para o rastreio do aparelho.
Configuração permite rastrear celular pelo número
Rastrear celular pelo número, longe de ser uma funcionalidade futurista, é uma realidade e permite que o usuário saiba exatamente onde o seu aparelho está. A opção é super útil em casos de perda ou roubo.
Contudo, é necessário pré-ativar o serviço no celular, configurando de forma antecipada. Essa configuração é diferente conforme o sistema.
Rastrear celular Android
Para rastrear o celular pelo número, no caso do Android, é necessário fazer a seguinte configuração:
- Acesse o aplicativo de Configurações do celular Android;
- Em seguida, encontre a opção Google;
- Selecione a opção “Encontre meu dispositivo”;
- Dentro do menu Google, selecione a opção “Encontre meu dispositivo”;
- Confirme se a chave já está ativada, caso não esteja, basta ativá-la.
Com essas etapas cumpridas, é possível ver a localização do celular em “Encontre meu celular/dispositivo” no gerenciador de dispositivos do Google. Quando o gerenciador é aberto, ele dá acesso a três opções:
- Reproduzir som: o celular soa um alarme bem alto por cinco minutos, mesmo se estiver em modo silencioso;
- Bloquear: bloqueia o aparelho com uma senha até o usuário conseguir achar o dispositivo;
- Limpar: essa opção exclui todo o conteúdo do celular, é recomendada para quando não há mais possibilidades de recuperar o aparelho. Ademais, quando ativada essa opção, não é mais possível localizar o celular pelo gerenciador de dispositivos.
Vale salientar que para que seja viável rastrear celular pelo número é preciso que ele esteja conectado à internet, seja pelos dados móveis ativados ou por uma rede Wi-Fi.
Ao perder o aparelho, além de conseguir buscá-lo pela opção do gerenciador, o usuário ainda tem mais duas possibilidades, a saber:
- Acessar android.com/find em um navegador;
- Pesquisar no Google “encontre meu dispositivo”.
Rastrear celular iOS [ou iPad]
É possível também rastrear celular pelo número caso o aparelho seja um iPhone e opere o iOS. Do mesmo modo como no Android, a busca só é bem sucedida quando a configuração de rastreio está ativada no momento em que o aparelho é perdido/roubado.
Nos aparelhos iOS, a opção de busca é o já conhecido Buscar meu iPhone, cujo funcionamento é semelhante ao gerenciador de dispositivo do Android. Geralmente, a funcionalidade é ativada quando o usuário faz login no celular com uma conta do iCloud.
Dessa forma, deve-se seguir o passo a passo para conseguir realizar o rastreio do celular:
- Acesse o aplicativo Ajustes do iPhone;
- Toque no nome que está no topo;
- Em seguida, role a tela até achar o iPhone ou iPad que deseja rastrear;
- Selecione o dispositivo exato;
- Observe se a opção está em “Ativado” em “Buscar iPhone”;
- Ao tocar, veja se todos os comandos estão ativados, incluindo “última localização”.
Após ativar todas as opções, é possível rastrear o iPhone ou iPad de três formas diferentes:
- Pelo aplicativo “Ajustes” do iPhone;
- Usando o app “Buscar”, no iOS;
- Acessando o buscador do iCloud em um navegador.
Na última opção – buscador do iCloud – é necessário entrar com o ID Apple (login e senha). Após abrir, a localização do aparelho é fornecida automaticamente. Além disso, são dadas três opções ao clicar no ícone (i):
- Tocar som: o celular toca;
- Modo perdido: nessa opção, o aparelho entra em um modo que sinaliza que o celular foi roubado. Assim, o acesso ao iPhone é bloqueado e a localização é automaticamente enviada (com histórico de onde o celular esteve). É possível também configurar uma mensagem pedindo a devolução do dispositivo;
- Apagar iPhone: essa opção é basicamente a mesma do Android, pois todos os arquivos e conteúdo que estão no celular são apagados. O celular é bloqueado e, portanto, não é mais possível rastreá-lo pelo buscador.
Nas duas últimas opções – modo perdido e apagado – a Apple chama de Bloqueio de Ativação. Dessa maneira, o celular é bloqueado e só volta a ser acessado quando o login e a senha do iCloud que estavam definidos são preenchidos.
Buscando o celular desligado
Todo esse mecanismo para rastrear celular pelo número é feito de forma bem sucedida apenas se o celular estiver ligado, no caso do Android. Isso acontece porque os sites e aplicativos utilizam os dados do GPS, que não funcionam quando o celular está desligado.
Entretanto, no caso do iPhone o rastreio acontece mesmo se o aparelho estiver desligado ou sem bateria. A inovação, porém, contempla apenas os dispositivos que tenham a atualização do iOS 15:
- iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
- iPhones 12 mini, 12, 12 Pro e 12 Pro Max;
- iPhones 13 mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max;
- iPhone 14 Pro, 14, 14 Plus e 14 Pro Max.