As 5 regiões do Brasil

Letícia Silva Jordão

As cinco regiões do Brasil foram definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 1970, sendo que ela sofreu algumas alterações após a Constituição Federal de 1988. 

A divisão das cincos regiões do Brasil não ocorreu devido a motivos políticos, geográficos, econômicos ou culturais. Elas foram assim definidas para a organização e distribuição de financiamento governamental para cada região.

O país está dividido entre as regiões denominadas como Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Cada região possui suas próprias características que as diferem das demais, como seu clima, vegetação, número de habitantes, densidade demográfica, produto interno bruto (PIB), características econômicas, entre outras que você confere mais a seguir.

Norte

A região Norte é a maior região do Brasil, possuindo uma área total de 3.853.676,9 quilômetros quadrados que são divididos entre sete estados: Amazonas, Tocantins, Pará, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia.

Mesmo possuindo uma vasta área, a região Norte é a que possui a menor densidade demográfica, o que significa que tem o menor número de habitantes por quilômetro quadrado. A região possui uma população de aproximadamente 18 milhões de habitantes com uma densidade demográfica de cerca de 4 habitantes por km².

norte regioes do brasil
Imagem: Shutterstock

No Norte é onde se encontra a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, que possui uma grande biodiversidade, onde existem cerca de 40 mil espécies de plantas, 2,5 milhões de espécies de insetos, 3 mil espécies de peixes e centenas de espécies de outras faunas.

Em relação a economia, a região Norte ocupa o quarto lugar do Brasil em termos de PIB per capita. Na região, existe o predomínio de atividades de extrativismo mineral e vegetal em algumas áreas, e em outros há o destaque para a agropecuária e turismo.

Nordeste

A região Nordeste compreende uma área total de 1.544.291 km², sendo considerada a região com a maior faixa litorânea do país, com paisagens paradisíacas que atraem diversos turistas todos os anos. 

Essa região ficou dividida entre nove estados: Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Piauí, sendo que o arquipélago de Fernando de Noronha também pertence à região.

nordeste regioes do brasil
Imagem: Shutterstock

O Nordeste é muito conhecido devido a sua história. Ele foi a primeira região do Brasil a ser descoberta e colonizada pelos europeus e hoje conta com cerca de 56 milhões de pessoas, representando uma densidade demográfica de 34 pessoas por km².

A região possui o menor PIB per capita devido ao grande número de problemas sociais que ela enfrenta, o que impede o seu desenvolvimento, deixando muitas pessoas na miséria.

Apesar disso, a sua principal atividade econômica é o turismo, mas também existem outras atividades, como a agropecuária e o extrativismo acontecendo na região.

Centro-Oeste

A região Centro-Oeste é uma das regiões do Brasil que mais tem se desenvolvido nos últimos anos, desde a mudança da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília, no Distrito Federal, que ocorreu na década de 1960.

O PIB per capita é o segundo maior do país, e sua economia depende principalmente da pecuária, mineração e turismo. Tudo isso é feito pelos mais de 15 milhões de habitantes que a região possui, representando uma densidade demográfica de 10 pessoas por km².

centro oeste regioes do brasil
Imagem: Shutterstock

O Centro-Oeste ocupa uma área total de 1.612.077,2 km², que representa cerca de 18% do total do Brasil. A maior parte da população vive na região urbana e os principais ecossistemas encontrados lá incluem a Floresta Amazônica, o Cerrado e o Pantanal.

A região apresenta um clima tropical sazonal com estações bem definidas, onde é possível enfrentar invernos secos e verões chuvosos. O Centro-Oeste tem uma importante participação na hidrografia do país, pois é de lá que se encontram as nascentes de diversos rios.

Sudeste

A região Sudeste é a mais rica e conhecida do país. Composta por quatro estados, sendo eles Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, a região tem uma área total de 924.511,3 km² que abriga 85 milhões de habitantes.

O Sudeste é a região mais populosa do Brasil, e a sua densidade demográfica é a maior do país, possuindo uma relação de 92 habitantes por km².

A grande quantidade de pessoas nessa região se deve às diversas oportunidades de empregos oferecidas em seus estados. Isso fez com que as pessoas se mudassem para melhorar seu estilo de vida.

sudeste regioes do braisl
Imagem: Shutterstock

Por conta disso, a área se tornou a mais desenvolvida do Brasil, com o PIB mais alto do país. A sua economia é composta pelo setor industrial, financeiro e comercial, sendo que o setor industrial possui diversas atividades automobilísticas, siderúrgicas e petrolíferas.

Além do trabalho, a região também se destaca pelo seu turismo. O estado do Rio de Janeiro atrai milhões de turistas todos os anos devido às suas praias, enquanto que o estado de São Paulo encanta quem busca mais riqueza cultural, como visitar teatros, festivais e cinemas. Os estados de Espírito Santo e Minas Gerais atraem turistas com suas belas construções históricas.

Sul

A região Sul é a menor do Brasil, ocupando uma área total de 576.409,6 km² que é utilizada pelos seus 29 milhões de habitantes. A densidade demográfica da região é de 50 pessoas por quilômetro quadrado.

Essa região se diferencia das demais por ter sido colonizada a princípio por alemães e italianos. Mas essa pequena diferença pode ter ajudado para que hoje a região seja conhecida por ter a menor taxa de criminalidade, os melhores indicadores sociais e boas políticas públicas para educação e saúde.

sul regioes do brasil
Imagem: Shutterstock

Outra característica que a diferencia é o seu clima, composto por invernos bem rigorosos e geadas durante o ano. Isso ocorre devido a sua localização estar abaixo da zona tropical.

A economia da região é bem desenvolvida, sendo uma das regiões do Brasil com maior PIB, ficando atrás apenas da região Sudeste. As principais atividades econômicas compreendem o extrativismo vegetal e a agropecuária com a criação de suínos e uma grande produção de uva.

Compartilhar