Quatro planetas vão se alinhar com a Lua em poucos dias

Dominic Albuquerque
A lua, Vênus e Júpiter num alinhamento visto da ilha Iriomote, Japão. Imagem: Renata Barbarino via Shutterstock

Quatro planetas estão prestes a se alinhar com a Lua, a partir do dia 23 desse mês. Nessa data, Saturno, Marte, Vênus e Júpiter estarão todos visíveis acima da linha do horizonte, nas primeiras horas da manhã no hemisfério norte.

Em junho, Mercúrio se unirá a esse encontro celeste.

Alinhamentos planetários ocorrem quando as órbitas dos planetas os levam à mesma região do céu, quando se considera a Terra como ponto de observação. Esses alinhamentos não são raros, mas tampouco frequentes; a última vez que cinco planetas se alinharam foi em 2020, mas também houve alinhamentos em 2016 e 2005.

Os alinhamentos tomam certo tempo para se desenvolverem. Vênus, Marte e Saturno estão próximos no céu desde o final de março. Nos dias 4 e 5 de abril eles ficaram tão próximos que, quando vistos da Terra, eles pareciam mais próximos um do outro do que a largura total da lua cheia que se erguia no céu ao sudeste.

Júpiter se uniu a eles em meados de abril. A lua vai aparecer no início da sua fase quarto minguante, à direita de Saturno, no dia 23. Marte será um ponto laranja no céu, à esquerda e abaixo de Saturno, enquanto Vênus será um ponto brilhante amarelado, abaixo e à esquerda de Marte. Júpiter será o mais baixo e à esquerda no céu.

A maneira certa de diferenciar planetas de estrelas no céu é pela luz, de acordo com Michelle Nichols, diretora de observação pública no Adler Planetarium de Chicago.

“As estrelas piscam”, contou ela. “Planetas, não”.

sk2
Essa exibição mostra a conjunção próxima de Vênus e Júpiter antes do nascer do sol, em 30 de abril. Imagem: NASA/JPL-Caltech

Como assistir o alinhamento dos quatro planetas com a Lua

Os quatro planetas estarão mais visíveis no hemisfério norte, uma hora ou 45 minutos antes do nascer do Sol. A lua vai permanecer acima da linha do horizonte até o dia 29 de abril, mas os outros quatro planetas continuam em sua linha cósmica até o início de julho.

Mercúrio vai aparecer no alinhamento no dia 10 de junho, completando o alinhamento final dos cinco planetas. Nichols disse que eles vão se parecer como uma linha vindo do leste ao sul. As melhores condições para ver o alinhamento serão ao final de junho.

Urano e Netuno também estarão dentro do panorama visível do hemisfério norte durante o alinhamento. Urano estará entre Mercúrio e Marte, e será visível em locais com pouca poluição luminosa. Talvez seja possível vê-lo a olho nu, num céu escuro o suficiente, mas o uso de binóculos certamente ajuda, Nichols afirmou.

Para ver Netuno, será necessário um telescópio.

“É simplesmente uma ótima época para sair e ir ver os planetas”, disse Nichols.