Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Você sabe como a Lua afeta a Terra?

a lua afeta a vida na terra
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/Ponciano-1905611/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1527501">Ponciano</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1527501">Pixabay</a>

Desde os primórdios, a Lua provoca o imaginário da humanidade. Para alguns povos, o satélite era fonte de poderes sobrenaturais. Mesmo nos dias atuais, há quem só corte o cabelo em determinada fase da Lua, há também agricultores que plantam ou podam as plantas em certo período. Mas, o que é mito e o que é verdade? Vamos compreender melhor agora como a Lua afeta a Terra.

Fases da Lua

As fases da lua são as variações da posição da Lua em relação a Terra e o Sol, ou seja, os ciclos em que ela se encontra Ao todo, são quatro fases da lua: cheia, minguante, nova e crescente. Cada uma das fases dura de sete a oito dias e são observáveis de formas diferentes aqui da Terra, dependendo de em qual hemisfério você está.

Fases da Lua no hemisfério sul/

Além disso, a Lua conta com três movimentos principais:

  1. Rotação, que é o movimento de girar em torno do seu próprio eixo;
  2. Revolução, que trata-se do giro ao redor da Terra; 
  3. Translação, que é o movimento ao redor do Sol, girando juntamente com a Terra.

Vale destacar, a posição e a forma que a Lua adquire aos nossos olhos, não varia pela própria luz da lua. O satélite não produz luz própria, assim a luminosidade da lua é provida pelo Sol.

Como a Lua afeta a vida na Terra?

Devido a gravidade da lua, ela exerce influência direta na Terra. A força gravitacional do satélite é capaz de mover grandes massas de água, de acordo com a alteração de suas  fases. Isso provoca as marés altas ou baixas dos oceanos.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: No século XII a Lua desapareceu misteriosamente, agora sabemos o motivo

Quanto a agricultura, a influência da Lua sobre as plantas é de conhecimento dos agricultores desde a antiguidade. Por exemplo, já vem de milênios, na China, o conhecimento sobre o corte do bambu, que deve ser realizado entre lua minguante e a nova, que é quando a seiva e umidade dentro dos troncos é menor.

Para muitos animais, principalmente pássaros, a Lua é essencial para a migração e a navegação. Já outros, sua reprodução coincide com as fases específicas do ciclo lunar. No caso dos predadores, por exemplo, a lua cheia atrapalha, pois traz mais luminosidade para a noite, dificultando à caçada.

Continua depois da publicidade

A influência da Lua no corpo humano

Ao contrário do que diz inúmeras crenças, a Lua não possui influência direta no corpo humano. Não há evidências cientificas que apontem que cortar o cabelo em determinada fase, faça este crescer mais rápido ou mais devagar.

LEIA TAMBÉM: Cientistas finalmente concluíram o mapa mais completo da superfície da Lua

O ciclo menstrual da mulher também não apresenta correlação com o satélite. Ao menos até o momento, nenhum estudo científico conseguiu provar qualquer relação entre menstruação e a Lua. Além disso, o ciclo completo da Lua, de uma lua nova a outra, dura cerca de 29 dias, em torno de um dia a mais que o ciclo menstrual. Também não há comprovações de que a Lua influencie o nascimentos de mais meninos ou meninas.

Continua depois da publicidade
Animação com as fases da lua/Wikipedia

FONTE / Natural History Museum

Avatar
Publicado por

Adriana Tinoco de Vasconcelos, a.k.a Dri Tinoco, é graduada em Letras através da UERJ e atua como redatora web, revisora de textos, podcaster e youtuber.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...