Qual a distância entre a Terra e a Lua?

Adriana Tinoco

A distância média entre a Terra e a Lua é 384.403 quilômetros. No entanto, a distância real é variável, pois depende do curso da órbita da lua.

Por que a Distância entre Terra e Lua pode mudar?

Primeiramente, a distância lunar instantânea está mudando constantemente. Na verdade, a real distância entre a Lua e a Terra pode mudar muito rapidamente, cerca de 75 metros por segundo ou mais de 1000 km em apenas 6 horas, devido à sua órbita não circular. Contudo, há ainda outros efeitos que também influenciam a distância lunar e é o que veremos agora.

Distância entre a Terra e a Lua exemplo
A real distância entre a Lua e a Terra pode mudar devido à sua órbita não circular. Imagem: Superinteressante

Perturbações e excentricidade

A distância até a Lua pode ser medida com uma precisão de 2 mm durante um período de amostragem de 1 hora, o que resulta em uma incerteza geral de 2 a 3 cm para a distância média. No entanto, devido à sua órbita elíptica com excentricidade (afastamento da órbita) variável, a distância instantânea varia com a periodicidade mensal.

Além disso, a distância é perturbada pelos efeitos gravitacionais de vários corpos astronômicos, principalmente o Sol. O efeito da pressão de radiação do Sol contribui com uma quantidade de ± 3,6 mm para a distância lunar.

Outras forças responsáveis ​​por pequenas perturbações são: atração gravitacional para outros planetas no sistema solar e para asteroides; forças de maré; e efeitos relativísticos.

Embora a incerteza instantânea seja submilimétrica, a distância lunar medida pode mudar em mais de 21000 km do valor médio ao longo de um mês típico. Essas perturbações são bem conhecidas e, por isso, a distância lunar pode ser modelada com precisão ao longo de milhares de anos.

A distância entre Terra e Lua em foto

Em 2018, a NASA divulgou uma imagem que ajuda a visualizar a distância entre o planeta e seu satélite. A sonda OSIRIS-Rex, que havia partido em 2016 para coletar informações sobre asteroides, registrou a distância entre Terra e Lua.

Distância entre a Terra e a Lua
Imagem capturada pela OSIRIS-Rex. Imagem: NASA

Distância lunar: importância

A distância lunar é comumente usada para expressar a distância dos encontros com objetos próximos à Terra. A distância lunar também é um dado astronômico importante; a precisão dessa medição tem implicações para testar teorias gravitacionais, como a relatividade geral, e para refinar outros valores astronômicos, como massa da Terra, raio do planeta e rotação da Terra. A medição também é útil para caracterizar o raio lunar, a massa do Sol e a distância do Sol.