Quanto dura 1 dia terrestre em cada planeta do Sistema Solar

Letícia Silva Jordão
Representação artística de um pôr do Sol em Marte.

A duração do dia nos planetas pode se diferenciar muito já que cada um deles tem uma velocidade de rotação distinta que pode fazer os dias serem mais longos ou super rápidos.

Aqui na Terra sabemos que um dia inteiro dura 24 horas. Esse tempo é contabilizado usando o dia solar, que basicamente usa o Sol como referência na hora de definir o dia.

Além dele, também existe o dia sideral, que é uma medida que contabiliza o tempo que cada planeta leva para completar uma volta em si mesmo. O dia sideral da Terra, por exemplo, é de 23 horas e 56 minutos.

Mas e quanto aos demais planetas? Neste artigo você saberá a duração do dia nos planetas e verá qual deles tem o dia mais curto e longo também!

Mercúrio

mercurio
Imagem: Domínio Público

Na hora de saber a duração do dia nos planetas, Mercúrio é o planeta que tem os dias mais longos. Um dia em Mercúrio dura o equivalente a 176 dias.

Apesar dele ser o planeta mais rápido, que completa uma órbita ao redor do Sol em poucos dias, seus dias solares são bem grandes. Já o dia sideral desse planeta é de apenas 58 dias.

Vênus

venus
Imagem: NASA

Já a Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol, sendo assim seus dias também são bem longos.

Em Vênus, um dia solar leva em torno de 116 dias para ser completado e o dia sideral leva 243 dias. Isso acontece devido a sua rotação lenta, sendo ela a menor do sistema solar.

Marte

marte
Imagem: NASA

Marte, conhecido por ser o planeta mais estudado por nossos astronautas, possui dias mais parecidos com a Terra.

Em Marte, um dia solar dura cerca de 24 horas e 40 minutos, enquanto que o dia sideral leva 24 horas e 27 minutos. Isso se deve ao fato de Marte estar mais longe do Sol, ser menor e ter uma alta quantidade de massa.

Júpiter

jupiter
Imagem: Pexels

Ao ver a duração do dia nos planetas gasosos, vemos que Júpiter, apesar de ser o maior planeta do sistema solar, possui uma rotação bem rápida, fazendo com que um dia solar e sideral em Júpiter dure apenas 10 horas.

Saturno

nasa 2W QWAC0mzI unsplash
Imagem: NASA

Por outro lado, Saturno, que também é um planeta grande e gasoso, possui uma rotação rápida, com dias parecidos a Júpiter. Assim, um dia solar e sideral em Saturno leva aproximadamente 10 horas e 33 minutos.

Urano

urano
Imagem: Domínio Público

Urano é o planeta que tem o movimento de rotação mais diferente do sistema solar. Este planeta roda em um eixo inclinado de 90 graus, fazendo ele girar de cima para baixo ao invés de um lado para o outro como os demais planetas. Isso faz com que um dia solar e sideral em Urano dure cerca de 17 horas e 14 minutos.

Netuno

netuno
Imagem: NASA

Por fim, a duração do dia nos planetas mais distantes, como Netuno, é de cerca de 16 horas, e isso vale tanto para o dia solar quanto para o dia sideral. Apesar de ser pouco, este é o planeta mais distante do Sol, por isso seus anos são muito longos, levando cerca de 165 anos para completar uma volta em torno do Sol.