NASA se prepara para primeira missão tripulada a Marte

Elisson Amboni

Enquanto avança com planos de enviar astronautas para a Lua, a NASA também está pensando na exploração humana de Marte. Uma missão primária envolvendo quatro pessoas enviadas para lá por trinta dias já está, por assim dizer, sendo preparada.

Depois da Lua, o planeta Marte. Este é o objetivo declarado da NASA, que, de acordo com os planos atuais, visa uma primeira missão tripulada no final da década de 2030. Para conseguir isso, muitos desafios técnicos, tecnológicos e de saúde para os astronautas terão que ser superados.

Se todos estes desafios forem superados, a agência americana quer enviar uma missão de quatro pessoas, com duas ficando na órbita de Marte e outras duas indo até à superfície.

Uma missão de 30 dias

O plano da missão está ainda em sua infância e pode mudar consideravelmente nos próximos anos. No entanto, por enquanto, a NASA está considerando o uso de uma nave espacial semelhante a um habitat para transportar os membros da tripulação para o Planeta Vermelho. A ideia seria utilizar um estágio de foguete híbrido (movido tanto por propulsão química quanto elétrica). A viagem de ida e volta levaria cerca de 500 dias. Os astronautas permaneceriam no local por 30 dias.

A gravidade, ou a falta dela, será um problema. Estes astronautas chegarão após vários meses em microgravidade e terão, portanto, que ter algum tempo para se recuperar. Além disso, a gravidade marciana é cerca de três vezes menor do que a da Terra. Uma maneira de resolver este problema seria ter os astronautas vivendo em uma cápsula pressurizada durante a missão.

Cerca de vinte e cinco toneladas de suprimentos e equipamentos seriam enviados por uma missão robótica com antecedência. Estes suprimentos incluiriam um veículo de subida pré-acionado, permitindo que os astronautas deixassem Marte e entrassem em órbita ao redor do planeta. De lá, eles se juntariam aos outros dois astronautas e retornariam à Terra.