Qual é o maior planeta do Sistema Solar?

Felipe Miranda
Planeta Terra comparado à Grande Mancha de Júpiter.

De longe, o maior corpo celeste do Sistema Solar é o Sol — o centro de tudo que aqui está. Mas há milhares de corpos orbitando o Sol, dentre planetas, cometas, asteroides, detritos espaciais, luas orbitando os planetas, planetas anões. Existe uma grande complexidade de corpos. O Sol possui 99,8% da massa do Sistema Solar — do restante, 0,1% é só de Júpiter e os outros 0,1%, divididos entre os outros planetas do Sistema Solar.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar

O maior planeta do Sistema Solar é Júpiter — tanto em massa, quanto em tamanho. O gigante Júpiter possui 318 vezes a massa da Terra e mais de 11 vezes o raio da Terra na linha do equador. Além disso, Júpiter possui mais de 120 vezes a área de superfície da Terra.

Saturno, outro gigante gasoso, parece ser também muito grande – e é. Mas nas fotos, ele aparenta ser tão grande e massivo quanto Júpiter. No entanto, ele é mais de três vezes menor do que Júpiter. Mas ainda é muito grande, se comparado à Terra; Saturno possui 95 vezes a massa do planeta Terra.

Embora seja gasoso, Júpiter é extremamente pesado. Devido sua massa, os gases em seu interior se comportam de maneira diferente, e seu núcleo é extremamente denso. Ninguém sabe exatamente como é seu núcleo, mas os cientistas modelam que deve ser próximo aos vinte e quatro mil (isso mesmo, mil) graus Celsius próximo ao núcleo do gigante gasoso.

Qual é o maior planeta do sistema solar
Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Imagem: New Dawn

Se você estivesse no núcleo de Júpiter, sentiria mais de (650 milhões de libras) 44 milhões de atmosferas te pressionando. Seria como ter 160 mil carros empilhados em todas as direções de seu corpo.

O tamanho do restante do Sistema Solar

O maior planeta do Sistema solar você já sabe qual é. Mas e os outros? Quão grandes são?

Bom, os quatro maiores planetas do Sistema Solar são, em ordem decrescente, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — todos são gasosos. Todos os outros planetas rochosos são menores do que os gasosos, e essa é uma característica que você já deve ter notado. Em seguida, então, vem, em ordem decrescente de tamanho, Terra, Vênus, Marte e Mercúrio. Desde que Plutão virou planeta anão, Mercúrio passou a ser o menor planeta do sistema solar.

Essa divisão é um tanto confusa para alguns, pois temos a visão de que algo rochoso é mais “pesado” do que algo gasoso. Então como os planetas gasosos são tão massivos? Em primeiro lugar, eles são muito maiores do que os planetas rochosos. Em segundo lugar, as altas pressões deixam o interior dos planetas gasosos extremamente densos. Portanto, eles são gasosos, mas este gás está extremamente concentrado em um ponto: a área do planeta.

image 30
Proporção aproximada dos planetas. Imagem: Wikipedia

Mas um ponto que é um fato é: os planetas rochosos são muito mais densos do que os planetas gasosos. Eles só são menos massivos, pois são muito menores. O planeta menos denso, de longe é Saturno, que possui uma densidade de aproximadamente 0,7 g/cm³ — uma densidade menor do que a da água. Ou seja, Saturno flutuaria em uma piscina.

Em relação às comparações, elas são estonteantes. Conforme já citado anteriormente, o Sol possui quase toda a massa do Sistema Solar: 99,8% da massa do Sistema Solar é contida apenas pelo Sol.

Os outros 0,2% são quase todos dos planetas, mas também são divididos pelos asteroides, meteoroides, cometas, e poeira espacial. Deles, 0,1%, ou seja, a metade, é só de Júpiter. E cerca de 0,1%, dividido entre os outros planetas. Então, o restante dos corpos que sobram possuem uma massa quase desprezível nessa comparação.

Compartilhar