Quais são as temperaturas dos planetas do Sistema Solar?

Felipe Miranda
Sistema Solar. Imagem: NASA / ESA.

A temperatura do planeta Terra é a ideal para a permanência da vida. Entretanto, essa temperatura ocorre por diversas variáveis – densidade e composição da atmosfera, gases de efeito estufa (o efeito estufa equilibrado é bom e essencial para a vida), distância até o Sol, etc. Entretanto, cada planeta possui uma atmosfera e uma distância até o Sol, e isso varia de local para local. Como são, então, temperaturas dos planetas do Sistema Solar? Onde poderíamos ter vida? Vamos entender para cada planeta e o Sol.

As temperaturas dos planetas do Sistema Solar

• Sol: núcleo > 15 milhões ºC, fotosfera ≈ 5500 ºC, coroa solar ≈ 2 milhões ºC.
  • Mercúrio: dia ≈ 430 ºC, noite ≈ -180 ºC.
  • Vênus: superfície ≈ 464 ºC.
  • Terra: média ≈ 15 ºC.
  • Marte: variação entre -65 ºC e 20 ºC, média ≈ -65 ºC.
  • Júpiter: superfície ≈ -110 ºC.
  • Saturno: superfície ≈ -140 ºC.
  • Urano: superfície ≈ -195 ºC.
  • Netuno: superfície ≈ -200 ºC.
  • Plutão: superfície ≈ -225 ºC.

Sol

O Sol não é um planeta, mas vale começar por ele, o centro de nosso sistema estelar. Obviamente, o Sol é o local mais quente do Sistema Solar.

Magnificent CME Erupts on the Sun August 31
Erupção solar. Imagem: NASA.

No núcleo do Sol, a parte mais quente do astro, as temperaturas são superiores a 15 milhões de graus Celsius. É lá onde ocorrem as fusões nucleares que geram o calor da estrela. Já a superfície do Sol, chamada de fotosfera, chega a apenas 5500º C.

Já a coroa solar, a parte mais externa da atmosfera solar, formada por plasma, é misteriosamente mais quente do que a própria superfície – chega a 2 milhões de ºC.

Mercúrio

Mercury in true color
Mercúrio capturado pela nave Messenger. Imagem: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Arizona State University/Carnegie Institution of Washington

Mercúrio é o planeta mais próximo ao Sol, mas não é o planeta mais quente do Sistema Solar.

Durante o dia, as temperaturas no planeta podem chegar a até 430ºC. Já durante a noite, em uma enorme variação, a temperatura pode bater até -180ºC – uma temperatura extremamente fria.

Isso ocorre, pois como já comentado, não apenas a distância até o Sol dita a temperatura do planeta, mas a composição e densidade da atmosfera. Como Mercúrio possui uma atmosfera pouco densa, o calor não se mantém, gerando as altíssimas variações de temperatura.

Vênus

PIA23791 Venus RealAndEnhancedContrastViews 20200608 cropped2
Foto de Vênus feita pela sonda Mariner 10. Imagem: NASA/JPL-Caltech.

Vênus está quase o dobro da distância do Sol, em comparação com Mercúrio. O planeta fica a cerca de 108 milhões de km do Sol. Entretanto, a temperatura de sua superfície ultrapassa a temperatura da superfície de Mercúrio.

O famoso efeito estufa não foi muito amigo de Vênus. Sua densa atmosfera e a alta concentração de gases de efeito estufa fazem com que até mesmo o chumbo possa derreter na atmosfera do planeta. A temperatura média na superfície de Vênus é de 464ºC.

No passado, Vênus era, provavelmente muito parecido com a Terra. Entretanto, impactos de asteroides e a atividade geológica podem ter causado a alta presença de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta.

Vênus é um laboratório do que pode se tornar a Terra se não cuidarmos do aquecimento global.

Terra

earth epic rgb 20231028184621
Terra. Imagem: NASA.

Não precisamos detalhar muito a temperatura da Terra. Embora em alguns locais seja bem quente, a temperatura média da Terra não é muito alta, já que também há locais muito frios. Essa média gira em torno dos 15ºC. A terra está a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol.

O aquecimento global surte grandes efeitos no planeta, e é possível que futuramente essa média seja bem maior. O problema é que uma pequena variação na temperatura média já é suficiente para causar grandes problemas, como a morte de algas marinhas, extremamente essenciais para a produção de oxigênio no planeta e muito sensíveis a variações de temperatura.

Marte

Mars August 30 2021 Flickr Kevin M. Gill
Marte. Imagem: Kevin Gill / Wikimedia Commons.

Marte pode ter sido muito parecido com a Terra em um passado distante. A uma distância de 228 milhões de km do Sol, sua atmosfera pode ter sido bem mais densa, mantendo muito melhor a temperatura em sua superfície.

Entretanto, hoje, já com uma atmosfera muito fina e pouco densa, as temperaturas lá são bem frias.

A temperatura na superfície de Marte varia entre -65ºC e 20ºC. Assim, o planeta possui uma temperatura média que fica na casa dos -65ºC.

Júpiter

Jupiter New Horizons
Júpiter pela New Horizons. Imagem: NASA/Johns Hopkins University.

Aqui já falamos de distâncias bem grandes do Sol. Júpiter está a cerca de 778 milhões de quilômetros do Sol. Enquanto até Marte a luz solar leva 13 minutos para viajar, até Júpiter são 43 minutos.

A partir de Júpiter, outra característica que muda muito é a composição dos planetas. Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são planetas rochosos. Os outros planetas, todos gasosos.

Com uma inclinação de apenas 3 graus entre seu equador e a trajetória em torno do Sol, o planeta possui um eixo extremamente reto. É essa inclinação que dá ao planeta as estações do ano, pois causa uma variação na luz recebida em cada parte, de acordo com a posição em torno do Sol que o planeta está. Com isso, Júpiter praticamente não possui estações, e elas são muito menos extremas, mantendo uma variação menor de temperatura ao longo do ano.

Embora não haja grandes variações, entretanto, o planeta é naturalmente frio. A temperatura média na superfície de Júpiter é de cerca de -110ºC.

Saturno

Outro planeta gasoso, Saturno é composto basicamente por hidrogênio e hélio, os dois elementos mais comuns do universo. Saturno é um planeta muito pouco denso, e ele boiaria na água, se o colocássemos em uma piscina.

Um pouco mais frios do que seu vizinho mais próximo do Sol, a temperatura na superfície de Saturno fica na faixa dos -140ºC.

Lá, na região equatorial, os ventos chegam a até 500 m/s (metros por segundo), o equivalente a cerca de 1800 km/h – cinco vezes mais rápido do que os ventos mais rápidos da Terra. Saturno é, basicamente, uma air fryer reversa.

Tempestade hexagonal em Saturno. Imagem: NASA/JPL-Caltech/SSI/Universidade de Hampton.

A forma hexagonal na imagem acima é uma grande tempestade em Saturno. Com cerca de 30 mil quilômetros de diâmetro, os ventos nela seguem a cerca de 322 km/h.

Urano

PIA18182 1
Foto de 1986 tirada pela sonda Voyager 2. Imagem: NASA/JPL-Caltech.

O sétimo planeta é ainda mais longe do Sol – localizado a uma distância média de 3 bilhões de km do Sol.

Suas temperaturas superficiais são de, em média, -195ºC.

O planeta parece muito pelado, mas possui anéis. São, no total, 13 fracos anéis.

Netuno

neptune scooter pia01142
Foto tirada pela Voyager 2 em 1989. Imagem: NASA/JPL-Caltech.

Aqui está o oitavo e último (mas não menos importante) planeta do Sistema Solar. Ainda mais frio, a temperatura na superfície de Netuno é de, na média, -200ºC. E bom. Se Saturno é uma air fryer reversa, precisamos buscar um título para Netuno, já que o planeta possui uma presença de ventos supersônicos, além do extremo frio.

Plutão

Enhanced view of Pluto revealing a heart shaped region of glaciers
Plutão. Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI.

Plutão, o ex-planeta, é considerado, desde 2006, um planeta-anão, por diversas razões. Mas vale uma menção honrosa para o pequeno rochoso do Sistema Solar. O antigo planeta é muito pequeno e está muito longe do Sol. Por isso, ele foi descoberto somente em 1930. Para se comparar, quando o planeta-anão foi descoberto, Einstein já havia publicado a Teoria Geral da Relatividade há 15 anos.

Em seu afélio (ponto da órbita em que está mais distante do Sol), plutão fica a 7,4 bilhões de quilômetros de distância da estrela. No periélio (ponto mais próximo), a 4,4 bilhões de quilômetros. Por sua órbita ser tão excêntrica, em alguns momentos, ele pode ficar mais próximo do Sol do que Netuno.

A luz solar leva mais de 5 horas para chegar até Plutão. Ao meio dia, na superfície de Plutão, você veria o Sol brilhar 900 vezes menos do que brilha na Terra. A temperatura média na superfície de plutão é de cerca de -225ºC.