Por que o tubarão-martelo nunca matou humanos?

Dominic Albuquerque
A estrutura da cabeça do tubarão-martelo é uma das razões pelas quais os ataques contra humanos são pouco comuns. Imagem: Unsplash

De acordo com os arquivos internacionais de ataques de tubarão do Museu de História Natural da Flórida, nunca houve um ataque fatal de um tubarão-martelo contra um humano. Esses arquivos registram ataques de tubarão desde os anos 1500. De acordo com eles, houve um total de 16 ataques não fatais de tubarão-martelo durante todo esse período.

O tubarão-martelo

Há dez espécies de tubarão-martelo. Como família, eles são parte dos tubarões mais ameaçados, com quase todas as espécies sob ameaça de extinção. Eles são um dos predadores mais únicos no oceano, e o formato de martelo da sua cabeça na verdade lhes dá certas vantagens.

Em primeiro lugar, com os olhos em cada extremidade do “martelo”, eles conseguem ver o que está ao redor de seus corpos, num campo de visão de 360º. Em segundo, suas cabeças possuem sensores eletromagnéticos que permitem que esses tubarões sintam mesmo os movimentos mais pequenos.

jean beller Ei6M0MtQQU8 unsplash
Imagem: Unsplash

Habitat e método de caça

O tubarão-martelo está presente em quase todos os oceanos do planeta, com exceção das áreas profundas. Eles também evitam águas frias.

Seu método de caça inclui o uso da cabeça, literalmente sensitiva. Com os sensores eletromagnéticos e os olhos que enxergam em 360º, eles conseguem localizar mesmo as presas mais escondidas. Dentre seus alimentos favoritos se encontram as arraias, peixes ósseos e outros tubarões.

O tubarão-martelo é perigoso para a espécie humana?

Ataques de tubarão contra humanos são incrivelmente raros, e ataques fatais são mais raros ainda. Eles quase sempre ocorrem em águas rasas, próximo a áreas costeiras habitadas por humanos. As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro.

Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos. Assim, apesar do tamanho de algumas espécies, o tubarão-martelo não é uma ameaça à espécie humana. Na verdade, eles são conhecidos por seu comportamento gentil e inquisitivo, cuja presença pode tornar qualquer experiência de mergulho algo único.

david clode zBORpP97apw unsplash
Imagem: Unsplash

Por que ataques de tubarão-martelo são tão raros?

Há dez espécies de tubarão-martelo, algumas das quais são grandes o suficiente para ferir humanos. Além disso, o tubarão-martelo vive em águas que os humanos costumam frequentar. Mas por que os ataques são tão raros?

Os cientistas acreditam que a resposta pode se encontrar na estrutura única da cabeça do tubarão-martelo. Por serem tão sensitivos, esses tubarões são muito bons em distinguir em que tipo de criatura eles estão focando. Assim, é difícil que haja uma identificação incorreta (como mordidas acidentais).

Outra razão tem a ver com sua dieta. Diferentemente do tubarão-branco, tubarão-tigre e tubarão-touro, o tubarão-martelo não se alimenta de mamíferos. Assim, para esse tipo de criatura, os humanos não parecem algo bom para se comer.

O tubarão-martelo corre risco de extinção

A sobrepesca, poluição e pesca esportiva estão dizimando as populações de tubarão ao redor do mundo. Os tubarões-martelo são uma das espécies mais vulneráveis de tubarão, pois vivem em águas costeiras, e possuem uma natureza gentil e curiosa. Como muitos tipos de tubarão, o tubarão-martelo é uma espécie “chave”.

Isso significa que, se os tubarões desaparecerem, os ecossistemas dos nossos oceanos vão sofrer e até mesmo colapsar.

Hoje, a principal ameaça ao tubarão-martelo é a sobrepesca. Esses tubarões são caçados a dezenas de milhares anualmente apenas por suas barbatanas dorsais, e correm o risco de extinção se a espécie humana não mudar sua atitude.