Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mente & Cérebro

Por que mulheres se arrependem de fazer sexo mais do que homens

Estudo norueguês mostra que, além de sentirem mais culpa, para as mulheres o arrependimento tende a aparecer por motivos diferentes.

Uma mulher segurando um preservativo. (Pixabay)

Sabe-se que, desde que o mundo é mundo, questões relacionadas à sexualidade são vivenciadas com mais liberdade pelos homens e um estudo recente aponta que, estatisticamente, mulheres tendem a sentir mais culpa ao fazerem sexo casual.

A pesquisa concluiu que, enquanto 20% dos homens se arrependem de engatar comportamentos sexuais de uma noite só, esse número vai para 35% quando se trata das mulheres.

Contudo, aparentemente este arrependimento não chega a ser grande o suficiente para impedir que elas voltem a fazer sexo casual. Outro estudo, publicado no Evolutionary Psychology, buscou aprofundar as informações sobre arrependimento e avaliaram até que ponto ele seria “funcional” – ou seja, se ele realmente gerava mudanças comportamentais posteriores.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Os pesquisadores afirmaram não terem ficado surpresos com a resposta negativa. “Na maioria das vezes, as pessoas continuam com o mesmo comportamento sexual e o mesmo nível de arrependimento”, explicou ao Daily Mail o autor do estudo, o professor Leif Edward Ottesen Kennair, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Para o estudo foram recrutados 621 participantes, que responderam a um questionário sobre o arrependimento sexual duas vezes, em intervalos de aproximadamente 4,5 meses. A abordagem tornou possível estudar as mudanças em períodos mais curtos de tempo.

Má reputação

Além de se sentirem culpa mais frequentemente, as mulheres também mostraram se arrepender após momentos casuais por motivos diferentes dos homens.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Segundo os pesquisadores, enquanto a parcela masculina relata mais arrependimentos por perderem oportunidades sexuais de curto prazo (arrependimento de inação), a feminina se arrepende do ato em si (arrependimento de ação).

Entre os motivos que levam mulheres a se arrependerem de transar sexualmente, estão a preocupação com uma gravidez não desejada, infecções de doenças sexualmente transmissíveis e ficar com “má reputação”.

Publicado originalmente por Metrópoles, parceiro da SoCientífica.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.