Imagine trazer um pedacinho do seu jardim para dentro do escritório e, com isso, melhorar a qualidade do ar que você respira. Um estudo revolucionário descobriu que as plantas têm um superpoder: elas são capazes de eliminar vapores tóxicos da gasolina, incluindo substâncias que causam câncer, como o benzeno, do ar que respiramos em ambientes fechados. Incrível, não é?
Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, sugerem que cultivar plantas específicas em paredes verticais internas pode eliminar boa parte dos tóxicos presentes no ambiente.
O estudo foi financiado pela empresa de paisagismo Ambius e teve o apoio da equipe da universidade. Eles usaram câmaras seladas com plantas de interior em um sistema vertical semelhante ao da Ambius para realizar os experimentos.
A ideia é que, ao instalar jardins verticais nos espaços internos, seja possível eliminar sistemas complementares de ventilação que consomem muita energia, melhorando a qualidade do ar em escritórios, hospitais e salas de aula.
Embora as descobertas ainda não tenham sido revisadas por pares, pesquisas anteriores já apreciaram o potencial das plantas de interior em absorver compostos gasosos, como os compostos orgânicos voláteis (VOCs). No entanto, estudos anteriores se concentravam na remoção de apenas uma espécie química e não em misturas complexas encontradas no mundo real.
Neste novo estudo, os pesquisadores testaram plantas domésticas comuns, como a Jibóia (Epipremnum aureum), Sigônio (Sygonium podophyllum) e o Clorofito (Chlorophytum comosum), contra vapores de gasolina, uma fonte significativa de VOCs. Os resultados apreciados que as plantas conseguiram remover cerca de 43% do total de VOCs em um período de teste de 8 horas, além de eliminar quase todas as três classes de produtos químicos mais prejudiciais.
Os pesquisadores acreditam que a remoção desses poluentes do ar pode contribuir para um ambiente interno mais saudável. Visto que os compostos de benzeno são altamente cancerígenos e podem entrar em escolas e prédios a centenas de metros de postos de gasolina e subir acima dos níveis seguros . Os pesquisadores também sabem há muito tempo que as pessoas que moram perto de postos de gasolina têm maior probabilidade de desenvolver câncer, como leucemia.
É importante lembrar que os sistemas verticais de plantas são mais eficientes do que ter apenas algumas plantas em uma prateleira na cozinha. Embora uma pequena coleção de plantas possa ajudar a purificar o ar, ela não é capaz de fazê-lo com rapidez suficiente para melhorar significativamente a qualidade do ar, conforme observado pelos pesquisadores.
Para verificar se as plantas podem realmente funcionar como purificadores de ar, são necessárias mais pesquisas em grande escala, testando sistemas comerciais em vários edifícios, analisando o tipo de plantas e filtros de ar utilizados e observando os efeitos a longo prazo dos poluentes no solo e nos micróbios.