Os 10 países que mais comem arroz

Dominic Albuquerque

Os países que mais comem arroz independem da sua condição econômica, pois o arroz é um alimento básico no mundo inteiro. Países desenvolvidos e em desenvolvimento produzem e consumo arroz. As principais culturas no mundo são arroz, trigo e milho, mas o arroz é de longe o mais importante, especialmente em países de renda baixa e média.

É o alimento básico para cerca de metade da população mundial, e por isso a sua produção se mantém robusta, acompanhando o crescimento econômico e populacional, com a Ásia sendo o maior consumidor, e o arroz contando com mais de 50% do fornecimento diário de calorias.

A importância do arroz

pexels polina tankilevitch 4110255
Existem diferentes tipos de arroz, e o cultivo na Ásia data em milhares de anos. Imagem: Pexels

O cultivo de arroz na cultura asiática tem milhares de anos. O método de cultivo usa condições parcialmente inundadas construídas em encostas íngremes adjacentes a rios ou pântanos.

O arroz é essencialmente a cultura de comida mais importante, com um papel chave no mundo em desenvolvimento, especialmente na Ásia, com outros países como Bangladesh, Vietnã e Filipinas, onde a disponibilidade de arroz é sinônimo de segurança alimentar e até mesmo estabilidade política.

Principais países que mais comem arroz

China

pexels quang nguyen vinh 6713531
Arrozal na Ásia. Imagem: Pexels

A China é o maior consumidor e produtor de arroz no mundo. É também uma das maiores economias, com a agricultura sendo um pilar importante. Por consequência, o consumo de arroz anual é de 142.700 toneladas, com quase 30% da produção global. Cerca de 65% da população chinesa consome arroz como alimento básico, algo que tem sido possível com o uso de condições de cultivo adequadas.

A China é um dos países que mais comem arroz, além de exportá-lo em alta quantia.

Índia

A Índia também é um dos países que mais comem arroz, e apresentou um crescimento exponencial, assim como a China. O mesmo pode ser dito do seu consumo de arroz, com 93.350 toneladas no total. A Índia produz outros grãos, como trigo, milho e sorgo.

Mais da metade da população indiana depende de arroz como alimento básico, e o governo desempenha um papel na produção de arroz para o consumo através de programas distributivos. Os fazendeiros são apoiados em diferentes estágios da produção através de subsídios e na produção em si, o que inclui fertilizantes, sementes, eletricidade e maquinário.

Indonésia

O terceiro dos países que mais comem arroz é a Indonésia, com 37.400 toneladas. Cerca de 77% dos fazendeiros da Indonésia produzem arroz, e o país é o quarto mais populoso do mundo onde o arroz é a cultura mais importante.

As principais áreas de cultivo são Java e Sumatra; cerca de 60% localiza-se apenas em Java. A importação de arroz diminuiu recentemente, mas espera-se que aumente nos próximos anos, à medida que a população cresce.

O Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz estima que nos próximos 25 anos a Indonésia vai precisar de pelo menos mais 35% de arroz do que produz atualmente. Ainda que a importação seja uma opção viável, a dependência total como maneira de preencher o déficit nacional não é aconselhável, e o governo indonésio está desenvolvendo mecanismos para aumentar a produção doméstica e a independência.

Os 10 países que mais comem arroz por tonelada

RankPaísConsumo de arroz (em 1.000 toneladas métricas)
1China142.700
2Índia97.350
3Indonésia37.400
4Bangladesh35.200
5Vietnã22.100
6Filipinas13.000
7Tailândia11.170
8Birmânia9.900
9Japão8.450
10Brasil8.100
Compartilhar