Os gatos comem 2.084 espécies de animais diferentes

Os gatos (incluindo os domésticos e selvagens) têm uma das dietas mais variadas que qualquer predador do planeta!

Imagem: songbird survival

Um estudo publicado na revista Nature Communications, oferece uma perspectiva abrangente sobre os hábitos alimentares dos felinos, que incluem uma ampla gama de espécies, desde aves a mamíferos e répteis.

A pesquisa revelou que os gatos domésticos, estão entre os mais adaptáveis e eficientes caçadores da natureza, ostentando uma dieta surpreendentemente diversificada.

Os cientistas, em uma colaboração internacional, revisaram mais de 500 estudos prévios sobre o tema, descobrindo que os gatos consomem pelo menos 2.084 espécies animais diferentes. Estes dados evidenciam que aproximadamente 9% das espécies de aves, 6% dos mamíferos e 4% dos répteis conhecidos fazem parte do cardápio dos gatos, além de uma variedade de insetos e anfíbios. A pesquisa destaca o comportamento predatório dos gatos como um dos mais versáteis e eficazes do mundo animal.

Segundo os autores, os gatos são predadores oportunistas, capazes de caçar ou escavar para se alimentar de uma vasta gama de presas ao longo de suas vidas. Eles também notaram que os felinos podem ser responsáveis pela ingestão de presas surpreendentemente grandes, como emas, tartarugas marinhas verdes e até vacas domésticas, embora este último caso seja menos comum e provavelmente envolva restos deixados por humanos.

A pesquisa também aponta para o impacto significativo dos gatos na biodiversidade e conservação. Cerca de 16,65% das espécies que os gatos consomem estão listadas como preocupantes para a conservação, e as consequências são particularmente severas em ecossistemas insulares. Por exemplo, na Nova Zelândia, estudos anteriores vincularam os gatos selvagens à extinção de várias espécies de aves endêmicas.

Essas descobertas são alarmantes, já que os gatos têm sido associados a 26% das extinções de aves, mamíferos e répteis e são considerados uma grande ameaça para muitas espécies. A magnitude do impacto dos gatos é ilustrada por estudos que estimam que, no Reino Unido, os gatos domésticos podem matar entre 160 a 270 milhões de animais por ano, enquanto na Austrália, eles são responsáveis pela morte de até 650 milhões de répteis anualmente.

Diante desses dados, algumas regiões adotaram medidas rigorosas para proteger a vida selvagem nativa. Por exemplo, um subúrbio de Melbourne, na Austrália, implementou um ‘toque de recolher de 24 horas para gatos em 2021‘, exigindo que os proprietários mantenham seus pets dentro de casa em tempo integral.

Portanto, quando o seu gato estiver confortavelmente aconchegado em seu colo, é importante lembrar-se de que, além de ser um companheiro afetuoso, ele é também um predador notável, cuja natureza instintiva tem implicações importantes para o meio ambiente e a conservação das espécies. Mantenha-o dentro de casa, isso é o mais seguro para ele e para outras espécies.