Os 8 maiores dinossauros que já existiram

Dominic Albuquerque
Um saurópode. Imagem: Pixabay

Muitos dinossauros da Era Mesozoica (entre 252 e 66 milhões de anos atrás) foram os maiores dinossauros que já existiram, e os maiores animais terrestres do mundo. Dentre eles, os maiores eram os saurópodes, herbívoros de quatro patas que tinham pescoços e caudas longas.

Um subgrupo de saurópodes chamado Titanosauria continha os maiores saurópodes. Esses foram os maiores dinossauros que já existiram.

Os maiores dinossauros que já existiram

• Dreadnoughtus
  • Patagotitan mayorum
  • Argentinossauro
  • Saltassauro
  • Rapetossauro
  • Austroposeidon magnificus
  • Paralititan stromeri
  • Shingopana songwensis

Dreadnoughtus

dino1
Imagem: Encyclopædia Britannica, Inc.

Um dos maiores dinossauros que já existiram, possivelmente o maior de acordo com algumas fontes, foi o Dreadnoughtus. Ele tinha um comprimento total de 26 m, com uma massa estimada em 65 toneladas.

O Dreadnoughtus foi conhecido através de depósitos de rochas na Patagônia, Argentina, que datam de cerca de 77 milhões de anos atrás. Só existe uma espécie conhecida, a D. schrani.

Patagotitan mayorum

dino2
Imagem: Kostyantyn Ivanyshen/Shutterstock.com

O Patagotitan mayorum pode ter sido um dos maiores animais terrestres de todos os tempos, de acordo com estimativas feitas considerando os ossos fossilizados atribuídos a espécie. A coleção incluía um fêmur de 2,4 metros.

Ele pesava cerca de 77 toneladas, e media 37,2 m de comprimento, mas alguns pesquisadores acreditam que essas estimativas são exageradas. A espécie viveu entre 100 e 95 milhões de anos atrás.

Argentinossauro

dino3
Reconstrução do argentinossauro. Imagem: William Irvin Sellers, Lee Margetts, Rodolfo Aníbal Coria, Phillip Lars Manning

O argentinossauro é conhecido desde 1993. Evidências de sua existência foram originalmente descobertas em 1987, quando o fóssil do tamanho de um humano crescido foi desenterrado na Argentina. Foi somente em 1993 que o fóssil foi identificado como uma única vértebra de uma nova espécie de saurópode.

Ainda que não haja um esqueleto completo do argentinossauro, as estimativas para seu comprimento variam entre 37 e 40 metros, com um peso entre 90 a 100 toneladas. Considerando essas medidas, o argentinossauro foi o maior dinossauro de todos, assim como o maior de todos os animais terrestres que já existiram.

Saltassauro

dino4
Imagem: mark turner/Dreamstime.com

O saltassauro é um titanossauro que foi descoberto na cidade de Salta, que originou seu nome. A espécie é consideravelmente menor que outros titanossauros, medindo entre 12,2 a 12,8 metros, pesando cerca de 7,7 toneladas.

Enquanto outros titanossauros usavam seu tamanho como forma de dissuadir predadores de atacá-los, uma análise de uma coleção de esqueletos do saltassauro sugere que essa espécie usava outra estratégia.

O corpo do titanossauro era coberto de osteodermos, ou placas ósseas, que dificultavam os dentes dos predadores a penetrarem sua carne.

Rapetossauro

Um jovem Rapetosaurus krausei foi descoberto por escavadores no norte de Madagascar, em 1998. A escavação revelou um dos esqueletos mais completos de titanossauros encontrados até então. Além disso, havia o crânio de um jovem e de um adulto no local.

Ainda que o esqueleto do jovem tivesse apenas 8 metros de comprimento, e não houvesse um esqueleto adulto os paleontólogos estimaram que os membros adultos da espécie podiam alcançar até 15m.

Os ossos do rapetossauro datavam de 70 milhões de anos atrás, apenas 4 milhões de anos antes da grande extinção em massa que devastou os dinossauros.

Austroposeidon magnificus

Em 1953, uma coluna vertebral e uma costela foram escavadas na Formação de Presidente Prudente, em São Paulo. Os fósseis ficaram num museu por mais de 60 anos antes que os pesquisadores brasileiros tivessem recursos para estudá-los, declarando-os como pertencentes a uma nova espécie de titanossauro, a maior das nove espécies presentes no Brasil.

O tamanho dos fósseis indica que um Austroposeidon magnificus media 25 m de comprimento. Os fósseis indicam que ele viveu entre 84 e 66 milhões de anos atrás.

Paralititan stromeri

O Paralititan stromeri foi descoberto em 2001 após escavações a 300 km de Cairo, no Egito, revelarem um fêmur de 1,69 m, e uma coleção de outros ossos, dentes e vértebras. Ele também foi um dos maiores dinossauros que já existiram, com estimativas apontando entre 25 e 30,5 m de comprimento e entre 60 a 75 toneladas.

O Paralittan viveu há cerca de 94 milhões de anos.

Shingopana songwensis

Esse titanossauro, Shingopana songwensis, foi primeiramente descrito em agosto de 2017. A coleção de fósseis foi encontrada em 2002, na África. As rochas nas quais os fósseis foram encontrados datam de entre 100 a 70 milhões de anos atrás.

Com apenas 8 m de comprimento e 5 toneladas, ele foi um dos menores titanossauros a caminhar sobre a Terra.