A Europa tornou-se rica em grande parte devido ao seu papel histórico como colonizadora e exploradora de outros países e continentes. No final do século XV e ao longo do século XVI, os europeus se envolveram em uma série de expedições de exploração, conquista e colonização que estabeleceram impérios em todo o mundo. Nesse sentido, saiba quais são os países mais ricos da Europa atualmente.
Esses impérios coloniais permitiram à Europa explorar e extrair recursos naturais e riquezas de outras regiões do mundo, como metais preciosos, madeira, especiarias, algodão, açúcar e tabaco. Além disso, o continente europeu desenvolveu um comércio global próspero, com rotas comerciais opostas que se conectaram à Europa ao resto do mundo, promovendo o crescimento econômico e internacional.
Outros fatores que abrigaram a riqueza da Europa incluem a Revolução Industrial, que começou no século XVIII e permitiu que a região se tornasse líder em manufatura e tecnologia, bem como o desenvolvimento de um sistema bancário sofisticado e uma classe empresarial empreendedora.
Países mais ricos da Europa segundo o PPP (PIB Per Capita)
Os países europeus mais ricos da Europa são assim determinados devido ao seu alto PIB Per Capita (PPP). Esse parâmetro demonstra uma variedade única de culturas, indústrias e estilos de vida interconectados. Para avaliar com precisão a posição regional desses países, duas métricas são essenciais: paridade do poder de compra (PPC) e produto interno bruto (PIB).
Dessa forma, o PPP é calculado pelo preço de certos bens em cada país, enquanto o PIB é uma medida anual de todos os bens e serviços finais produzidos e vendidos. Dito isso, veja quais são os 15 países mais ricos da Europa nesse contexto.
1. Luxemburgo – $ 146.259
Com altos padrões de vida, Luxemburgo é um dos países mais ricos do mundo. Tem uma economia estável, baixas taxas de desemprego e um alto PPP, sendo um dos maiores de todo o globo.
2. Irlanda – $ 139.844
Em segundo lugar entre os países mais ricos da Europa, a Irlanda tem uma economia próspera, governo estável, política fiscal favorável para empresas e investidores, oportunidades de emprego, população motivada e ambiciosa, bem como investimentos mundiais.
3. Suíça – $ 87.522
Conhecida por ser um dos lugares mais ricos, prósperos e seguros do mundo, a Suíça é o terceiro país mais rico da Europa. Essa colocação se deve pelas políticas econômicas progressivas, infraestrutura financeira avançada e força de trabalho altamente qualificada. Há ainda, baixos níveis de desigualdade entre ricos e pobres.
4. Noruega – $ 82.496
Diversos motivos estão envolvidos para que a Noruega seja um dos países mais ricos da Europa, entre eles os recursos naturais da nação, como vastas reservas de petróleo, energia hidrelétrica e minerais. Além disso, o governo sempre investe em educação, pesquisa e inovação.
5. San Marino – $ 74.970
Com baixas taxas de tributação, forte investimento internacional e indústrias de ponta, junto a cidadãos e empresas empreendedores, educação de qualidade e benefícios sociais, San Marino também é um dos países mais ricos da Europa.
6. Holanda – $ 72.363
Economia avançada, disciplina fiscal, infraestrutura robusta, força de trabalho educada, acesso a mercados globais, acesso a programas de saúde e educação financiados pelo governo a um custo razoável, setor agrícola tecnologicamente avançado que produz alimentos de qualidade e quantidade superiores são fatores que tornam a Holanda um dos países mais ricos da Europa, ocupando o 6º lugar entre 15.
7. Dinamarca – $ 72.167
Uma baixa taxa de desemprego, um sistema bancário sólido e um rápido crescimento nos setores de produção contribuíram para a prosperidade da Dinamarca.
8. Islândia – $ 69.811
Uma alta taxa de poupança, políticas bancárias sólidas e uma indústria pesqueira robusta são características que tornam a Islândia um dos países mais ricos da Europa com uma economia consolidada.
9. Áustria – $ 69.399
Além de recursos naturais, a Áustria possui localização estratégica, infraestrutura bem desenvolvida, força de trabalho altamente qualificada e de baixas taxas de desemprego.
10. Andorra – $ 67.735
Graças à sua localização estratégica entre Espanha e França, Andorra possui excelentes condições geopolíticas. Ademais, possui uma próspera indústria do turismo.
11. Alemanha – $ 65.865
Com uma cultura vibrante, a Alemanha é um dos países mais ricos da Europa devido seu forte foco na educação e liderança progressista. Além disso, o governo tem investido cada vez mais em educação e tecnologia.
12. Suécia – $ 65.459
Além do livre comércio, a Suécia tem uma população altamente educada, apta a se adaptar às mudanças tecnológicas e modernizar o mercado de trabalho.
13. Bélgica – $ 64.125
A estrutura econômica da Bélgica é bastante consolidada por conta de suas diversas indústrias de finanças a tecnologia e transporte. Sendo um dos países mais ricos da Europa, a Bélgica possui uma força de trabalho altamente qualificada, gestão fiscal cuidadosa e políticas tributárias sólidas.
14. Finlândia – $ 61.009
A economia da Finlândia é impulsionada pelas exportações, o que ajudou a diversificar e manter a competitividade global. A Finlândia investe em educação de qualidade, mantém baixos níveis de corrupção em todo o seu setor de negócios e incentiva o empeendedorismo.
15. Malta – $ 59.860
Malta é também um dos países mais ricos da Europa sobretudo devido aos seus abundantes recursos naturais, como calcário e sal, e localização estratégica. As melhorias nos padrões de educação, instalações de saúde e qualidade de vida em geral também se destacam no país.