Organismos unicelulares gigantes descobertos no fundo do Pacífico

SoCientífica
Um espécime de Abyssalia, um novo gênero de esponjas. (Crédito: Slim Chraiti, Universidade de Genebra.)

Dois novos gêneros e quatro novas espécies de xenóforos gigantes unicelulares (protozoários pertencentes a um grupo chamado foraminíferos) foram descobertos no profundo Oceano Pacífico durante um projeto conjunto entre cientistas do National Oceanography Centre, UK (NOC), da Universidade do Havaí e da Universidade de Genebra. Os resultados foram publicados esta semana no European Journal of Protistology, disponível na Science Direct.

Moana inspirou o nome Moanammina para um dos novos gêneros, enquanto o segundo foi nomeado Abyssalia em reconhecimento a seu habitat abissal.

As espécies foram descritas, com base na morfologia e nos dados genéticos, a partir de espécimes coletados com o veículo operado remotamente Lu’ukai da Universidade do Havaí em uma expedição à Zona de Clipperton ocidental de Clarion (CCZ) a bordo do RV Kilo Moana em 2018. A CCZ ocupa uma vasta faixa do Oceano Pacífico com extensos depósitos de nódulos polimetálicos no fundo do mar e é direcionada à mineração em alto mar.

LEIA TAMBÉM: Fósseis de 280 milhões de anos descobertos em rio de Santa Catarina

“Estávamos entusiasmados em encontrar estes novos e belos xenóforos”, disse Andrew Gooday, professor do NOC e principal autor das descobertas recentemente publicadas. “Pareceu apropriado dar um nome inspirado em ‘Moana’, uma palavra havaiana que significa oceano. Os xenóforos são um dos tipos mais comuns de grandes organismos encontrados nas planícies abissais da CCZ, por isso o nome do segundo gênero foi escolhido para refletir isto”.

Como alguns outros tipos de foraminíferos, os xenóforos constroem conchas, chamadas testes, compostas de partículas que eles obtêm do ambiente circundante. Estas são estruturas frequentemente elaboradas que podem atingir tamanhos de dez centímetros ou mais.

Organismos unicelulares gigantes
Moanammina semicircularis é um dos organismos unicelulares gigantes encontrado nas profundezas do mar do Pacífico. (Crédito: Jennifer Durden e Craig Smith, Projeto DeepCCZ.)

Moanammina semicircularis sp. nov., a nova espécie do novo gênero, tem uma concha em forma de leque, com cerca 7,6 centímetros de altura e 8,9 de largura. Duas outras novas espécies, Abyssalia foliformis sp. nov. e Abyssalia sphaerica sp. nov., apresentam conchas que se assemelham a uma folha plana e uma esfera quase perfeita, respectivamente. Elas são notáveis por serem construídas inteiramente de espículas de esponja de vidro. A quarta nova espécie é a Psammina tenuis sp. nov., que tem uma concha delicada, fina e em forma de placa.

“Estas quatro novas espécies e dois novos gêneros aumentaram o número de xenóforos descritos no abismo CCZ para 17 (22% do total global para este grupo), com muitos mais conhecidos, mas ainda não descritos”, disse Gooday. “Esta parte do Oceano Pacífico é claramente um hotspot de diversidade de xenófilos”.

VOCÊ PODE GOSTAR: Monstro Tully, a misteriosa criatura que viveu há 300 milhões de anos

“A abundância e diversidade destes gigantes organismos unicelulares é realmente incrível”, disse o oceanógrafo Craig Smith da UH Mānoa School of Ocean and Earth Science and Technology (SOEST), co-autor e cientista-chefe do cruzeiro RV Kilo Moana no qual os xenóforos foram descobertos.

“Nós os vemos em toda parte no fundo do mar em muitas formas e tamanhos diferentes. Eles são claramente membros muito importantes das ricas comunidades biológicas que vivem na CCZ. Entre outras coisas, eles fornecem microhabitats e fontes potenciais de alimento para outros organismos. Precisamos aprender muito mais sobre a ecologia desses estranhos protozoários se quisermos entender completamente como a mineração de fundo do mar pode impactar essas comunidades”.

Moanammina semicircularis é geneticamente idêntico a outro espécime encontrado em 2017 na CCZ oriental. Assim, este estudo forneceu a primeira confirmação genética de amplas faixas geográficas (pelo menos ~ quilômetros) para uma espécie abissal xenófoba.

O estudo que descreve as novas espécies foi publicado no European Journal of Protistology, confira clicando aqui.

Fornecido por Universidade do Havaí. Direitos reservados.