É muito provável que você já tenha ouvido falar de tintas mágicas feitas a base de substâncias ácidas, pois elas seguem a história humana há séculos, desde fórmulas simples com suco de limão até uma mistura mais sofisticada de maçã amarga, azeite, gema de ovo e suco de limão que os italianos renascentistas utilizavam para ocultar mensagens secretas.
Suco de limão e as mensagens secretas
A tinta invisível com suco de limão era um suprimento padrão para espiões na Revolução Americana e nas Guerras Mundiais I e II. Mas se engana quem pensa que a mistura mágica desempenhou seu papel apenas em guerras. O suco cítrico também era constantemente utilizado em ligações adúlteras, na dupla negociação diplomática e na sabotagem militar. O suco de limão é algo simples, fácil de se utilizar, e por ser pequeno um limão pode ser levado a qualquer lugar, além disso ainda é uma ótima fonte de vitamina C.
Fazendo a mágica acontecer!
A produção da tinta invisível é absolutamente simples, você vai precisar de um limão e um recipiente pequeno. Esprema o limão em recipiente, que pode ser um copo ou qualquer outra vasilha ou pote que tenha à sua disposição e pronto. Você também pode apenas cortar o limão e utilizar a tinta diretamente da fonte.
Com a tinta mágica pronta, basta escrever em um papel usando um pincel, cotonete ou até mesmo a ponta dos dedos. Daí é só liberar a criatividade. Com a mensagem já escrita, aguarde secar completamente, até a folha esta “em branco” novamente. Para revelar a mensagem secreta esquente o papel, você pode usar um ferro de passar roupas ou uma vela. (Atenção: crianças devem efetuar essa parte da experiência apenas com a presença de um adulto.)
Por que isso acontece?
Você escreve a mensagem com o suco e, quando seca, o texto desaparece. Isso acontece porque o suco de limão, e também o suco da maioria das frutas – contém compostos de carbono. Estes compostos são praticamente incolores em temperatura ambiente. Mas o calor pode quebrar esses compostos, liberando o carbono. Se o carbono entra em contato com o ar, ocorre um processo chamado oxidação, e a substância fica marrom clara ou escura.
Caso sobrem limões, você ainda pode espremê-los em uma jarra com água e açúcar e fazer uma limonada!