Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

O que é esta estranha rocha verde encontrada em Marte?

rocha verde em marte
Rover Perseverance encontra uma rocha verde no solo em Marte. Fonte: NASA

Em solo marciano, o robô Perseverance se deparou com algo bastante inusitado recentemente. Uma rocha verde foi encontrada ao redor de seu novo local de escavação. No entanto, o mistério ainda está presente, mesmo após o laser da SuperCam ter sido utilizado para penetrar essa misteriosa rocha. A equipe da NASA ainda está analisando o que poderia ser esse artefato encontrado em Marte, mas as opiniões populares só dizem se tratar de uma coisa: alienígenas!

Sinais alienígenas ou apenas uma rocha verde de Marte?

Para que possa realizar o primeiro voo em outro planeta, o rover da NASA está esperando por uma companhia, o helicóptero Ingenuity. Enquanto esse ainda não posa em solo marciano, a expectativa está cada vez maior aqui na Terra, tanto para quem acompanha essa missão, quanto para os curiosos.

Relacionado: É possível voar em Marte? O Ingenuity irá nos mostrar

Continua depois da publicidade

No entanto, quando a equipe da NASA lançou as imagens em seu perfil oficial do Twitter, logo foram bombardeados por perguntas. Sendo algumas delas: “É algo que saiu da rocha local?”, “é um pedaço de Marte lançado na área de um evento de impacto muito amplo? É um meteorito? Ou outra coisa?”.

Nas imagens divulgadas, é possível verificar que robô utilizou alguns métodos para tentar decifrar do que se tratava o pequeno fragmento. De acordo com o que fora obtido, a rocha mede cerca de 15 centímetros de comprimento, e até o momento, essa é a única informação mais relevante divulgada.

A expectativa dos cientistas é que os lasers da SuperCam possam conseguir capturar mais informações acerca da composição da rocha verde. Um outro dado importante é acerca de sua localização, pois, ainda é desconhecido se o estranho objeto sempre esteve no lugar encontra ou fora levado até lá pela água proveniente das crateras.

Continua depois da publicidade

Perseverance e a missão Marte 2020

Trata-se de um robô avaliado em US $ 2,7 bilhões. Chegou no planeta vermelho no dia 18 de fevereiro de 2020 e desde então, tem sido a peça chave dessa missão. Iniciou as buscas por quaisquer sinais de vida na cratera de Jezero, local que antes, costumava ser um lago de grande profundidade e um delta de rio.

Relacionado: Perseverance enviou as primeiras fotos de Marte; veja

Tal ambiente parecia ser bastante promissor para que o Perseverance pudesse analisar. Dessa forma, o rover conseguirá armazenar aquilo que possui importância ou que possa ser indícios de que alguma forma de vida já habitou aquele planeta. O robô fez o seu primeiro disparo somente no dia 2 de março, disparando seus lasers contra um alvo batizado por Máaz.

Continua depois da publicidade

O rover fora criado com 7 instrumentos científicos a bordo. A SuperCam é tida como a principal e fica localizado no mastro, conseguindo emitir feixes de luzes em uma distância de 23 pés (7 metros) da Perseverance. Ao ser disparado contra uma rocha, o feixe irá criar uma nuvem vaporizada, onde será possível que as câmeras e espectrômetros façam uma análise do material presente em Marte.

Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...