Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

O que devo comer para manter uma dieta balanceada?

Como ter uma dieta balanceada
(Imagem: Natue)

O corpo humano é uma máquina que precisa de muita energia para realizar suas funções básicas. Seja o bombeamento do sangue pelas veias e artérias ou até mesmo para verbalizar algo enquanto se comunica com as pessoas ao seu redor. Para ajudar na obtenção de toda essa energia, é preciso que o indivíduo possua uma dieta balanceada, ou seja, que exista um equilíbrio nos alimentos consumidos, para que possa ser obtido os nutrientes essenciais para que tudo funcione de forma harmônica.

Isto nos lembra um jargão antigo “se você não come bem, o seu corpo não funciona bem”.

Qual a importância de manter uma alimentação equilibrada?

No momento em que o organismo não recebe os nutrientes provenientes de uma boa alimentação, todas os sistemas do corpo estão predispostos a serem acometidos por algum tipo de doença. Essas enfermidades variam desde pequenas infecções, baixo rendimento durante o dia a dia, ou até mesmo, aquela sensação de desânimo e fadiga.

Continua depois da publicidade

Quando essa negligência da falta de nutrientes ocorre com uma criança, todo o seu futuro estará em jogo. Uma vez que, seu corpo ainda está em fase de crescimento e todo um conjunto de sistemas ainda estão sendo amadurecidos. Sem um cardápio nutritivo, a infância será um momento repleto de doenças e infecções, onde o organismo não terá energia o suficiente para evitar.

Crianças e adultos podem se tornarem obesas devido a uma má alimentação. Fonte: Pixabay

Seja na fase adulta ou ainda durante a infância, a falta de uma dieta balanceada, que forneça os nutrientes diários para que tudo funcione em nosso interior, trará diversos problemas no período escolar. O ideal é que a boa e saudável alimentação seja introduzida desde o início da vida. Sendo feita com cautela e de acordo com a idade.

Veja: Por que algumas pessoas comem muito e não engordam?

Caso contrário, esses maus hábitos vão ser levados para adiante, até a chegar a velhice. Junto de uma alimentação completa, deve estar atrelado a prática regular de atividades físicas. Como consequência para o sedentarismo, o Centro de Ciência e Interesse Público revelou que, nos Estados Unidos, as 4 principais razões das mortes são: derrame, diabetes tipo 2, câncer e doença cardíaca.

Continua depois da publicidade

Qual seria o cardápio ideal para uma dieta balanceada?

A partir do momento em que um indivíduo opta por seguir em vias alimentícias mais saudáveis, ele deverá compreender quais serão os nutrientes que jamais poderão faltar em uma de suas refeições diárias.

Vegetais e frutas

Ricos em vitaminas e minerais, devem ser introduzidos os mais variados tipos. Afim de fazer uma mistura de uma porção de nutrientes essenciais, enquanto deixa o prato mais colorido, devido as inúmeras opções, e saudável durante uma refeição. Mas, mesmo assim, dê preferência para os vegetais verdes e que são folhosos, uma vez que proporcionam mais nutrientes, tais como:

  • Acelga
  • Brócolis
  • Couve
  • Espinafre
  • Vagem
frutas e vegetais devem ser consumidos diariamente para manter um dieta equilibrada
Frutas e vegetais devem ser consumidos diariamente para manter um dieta equilibrada. Fonte: Freepik.

Eles podem ser preparados de diversas formas, basta escolher a de sua preferência, e incluí-los em algumas alimentações diárias, principalmente durante o horário de almoço.

  • Saladas
  • Purê
  • Assados com azeite
  • Junto com sopas
  • Massas

Já no caso das frutas, elas podem ser inseridas facilmente durante qualquer refeição, seja ela a principal, no momento de um lanche da tarde ou antes de dormir, em um horário conhecido como ceia, que segue posterior ao jantar. Por isso, são as mais indicadas para esse momento, seus nutrientes serão armazenados e utilizados enquanto o corpo relaxa.

Proteínas

É considerado um dos nutrientes mais importantes para a manutenção da vida humana. Podem ser obtidas através das plantas ou advinda de origem animal. São bastante vastas e estão presentes em quase todos os alimentos consumidos em dieta balanceada.

Continua depois da publicidade

Origem animal:

  • Peixes
  • Aves
  • Carnes
Comidas ricas em proteínas
Comidas ricas em proteínas. Fonte: Freepik.

No entanto, segundo um estudo disponível na Pubmed, deve ser evitado o consumo de carne vermelha ou industrializada, pois aumentam os riscos de ser desenvolvido câncer e algumas outras doenças.

Origem vegetal:

  • Feijão
  • Nozes
  • Ervilhas
  • Sementes de girassol

Além de ser altamente nutritivo, ainda ajuda no processo de cicatrização de feridas, dores nas regiões abdominais, promovem o desenvolvimento da musculatura e também a sua manutenção.

Gorduras e óleos

Uma das principais fontes de obtenção de energia do corpo, é através da quebra da gordura ingerida. Mas, a gordura é altamente calórica e deve ser consumida com sabedoria ou então, estará propenso a uma obesidade. No meio científico, são estudados 2 tipos de gorduras: a trans e a saturada.

Óleos e gorduras devem ser consumidos com moderação, para que a dieta tenha o efeito desejado
Óleos e gorduras devem ser consumidos com moderação, para que a dieta tenha o efeito desejado. Fonte: Freepik.

Até a algum tempo atrás, era tido como preferencial, a gordura do tipo trans, uma vez que as saturadas promoviam um aumento nos níveis do colesterol. Porém, estudo datado de 2018 sugere o uso da gordura saturada em uma dieta balanceada. Pois ela em pequenas quantidades, oferece menos riscos ao consumidor. O azeite deve ser usado de forma a complementar a gordura trans, onde deve ser dado como prioridade, a utilização do azeite-extra-virgem.

Com informações da Healthline

Continua depois da publicidade
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...