Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

O que acontece se a Terra parar de girar?

planeta terra
Nem mesmo os fãs de ficção científica estariam preparados para sobreviver caso o planeta Terra parasse de girar. Imagem: Shutterstock

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos. Um exemplo disso pode ser visto no longa-metragem “O Dia em que a Terra Parou”. O filme narra a história de como o extraterrestre chamado Klaatu e seu companheiro robô Gort conseguiram parar, de modo simultâneo, quase todos aparelhos do planeta.

Automóveis, celulares, televisões e muitos outros aparelhos param de funcionar paralelamente no decorrer desse filme. Porém, e se essa cena viesse a se tornar a realidade algum dia? Ou melhor, imagine que os alienígenas conseguissem criar algo ainda mais poderoso. Como, por exemplo, uma arma ou máquina que pudesse parar a rotação do planeta.

Quais as consequências se a Terra parar de girar?

Caso isso venha a acontecer algum dia, seria catastrófico! Apesar de não ser tão perceptível, a cada movimento feito pelo planeta, nós também o fazemos. Por exemplo, no Equador, esse evento acontece à mil milhas por hora. É uma velocidade rápida, e caso o planeta pare de girar abruptamente, a tendência é que tudo voe para o Leste.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Porém, caso esse evento catastrófico ocorra de maneira mais lenta, o caos seria menor, mas ocorreria a longo prazo. Uma forma que daria para perceber que algo estava errado é olhar o Sol. A duração dele durante o dia seria ainda maior, fazendo com que as noites viessem a ser escassas.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Dessa forma, tudo entraria em colapso. O dia como estamos acostumados, não mais existiriam, bagunçando os ritmos circadianos biológicos. E o nosso próprio corpo seria um refém, caso a Terra pare de girar. Uma vez que, para acordar e dormir, o organismo tornou-se habituado a entender esses processos, com a presença e ausência dos corpos celestes.

É valido ressaltar que essa alteração não afetaria somente o ritmo circadiano dos humanos, mas também, dos demais habitantes do planeta. Sejam eles os animais ou até mesmo, as plantas. Toda a vida como hoje conhecemos, estaria susceptível a mudanças.

Correntes de ar

Os padrões atmosféricos estão ligados a rotação do planeta. Portanto, uma das consequências atingiria as correntes de ar. Afinal, os ventos desempenham um papel fundamental na temperatura e nas chuvas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Imagem: Reprodução/Toda Matéria

Assim, com a corrente desregulada, ao invés de florestas, teríamos desertos, e nos lugares inóspitos pelo gelo, seriam habitáveis. Uma forma visível desse acontecimento já existe, em decorrência as mudanças climáticas.

Campo magnético

Uma das hipóteses levantadas é que, se o planeta parar, o campo magnético pode ter o seu fim. Mesmo sem ter como comprovar ainda, pesquisadores acreditam que esse mecanismo seja criado pelo núcleo do planeta. Sem a presença dessa teia de proteção, os dias da humanidade estariam contados.

Afinal, caso um dia o campo magnético venha a desaparecer, nós perderíamos a proteção contra os raios cósmicos e das tempestades eletromagnéticas do Sol. Portanto, além de manter a Terra girando, ter o campo funcionando corretamente é um alívio para todos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.