O que acontece se a Terra parar de girar?

Ruth Rodrigues
Nem mesmo os fãs de ficção científica estariam preparados para sobreviver caso o planeta Terra parasse de girar. Imagem: Shutterstock

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos. Um exemplo disso pode ser visto no longa-metragem “O Dia em que a Terra Parou”. O filme narra a história de como o extraterrestre chamado Klaatu e seu companheiro robô Gort conseguiram parar, de modo simultâneo, quase todos aparelhos do planeta.

Automóveis, celulares, televisões e muitos outros aparelhos param de funcionar paralelamente no decorrer desse filme. Porém, e se essa cena viesse a se tornar a realidade algum dia? Ou melhor, imagine que os alienígenas conseguissem criar algo ainda mais poderoso. Como, por exemplo, uma arma ou máquina que pudesse parar a rotação do planeta.

Quais as consequências se a Terra parar de girar?

Caso isso venha a acontecer algum dia, seria catastrófico! Apesar de não ser tão perceptível, a cada movimento feito pelo planeta, nós também o fazemos. Por exemplo, no Equador, esse evento acontece à mil milhas por hora. É uma velocidade rápida, e caso o planeta pare de girar abruptamente, a tendência é que tudo voe para o Leste.

Porém, caso esse evento catastrófico ocorra de maneira mais lenta, o caos seria menor, mas ocorreria a longo prazo. Uma forma que daria para perceber que algo estava errado é olhar o Sol. A duração dele durante o dia seria ainda maior, fazendo com que as noites viessem a ser escassas.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Dessa forma, tudo entraria em colapso. O dia como estamos acostumados, não mais existiriam, bagunçando os ritmos circadianos biológicos. E o nosso próprio corpo seria um refém, caso a Terra pare de girar. Uma vez que, para acordar e dormir, o organismo tornou-se habituado a entender esses processos, com a presença e ausência dos corpos celestes.

É valido ressaltar que essa alteração não afetaria somente o ritmo circadiano dos humanos, mas também, dos demais habitantes do planeta. Sejam eles os animais ou até mesmo, as plantas. Toda a vida como hoje conhecemos, estaria susceptível a mudanças.

Correntes de ar

Os padrões atmosféricos estão ligados a rotação do planeta. Portanto, uma das consequências atingiria as correntes de ar. Afinal, os ventos desempenham um papel fundamental na temperatura e nas chuvas.

Imagem: Reprodução/Toda Matéria

Assim, com a corrente desregulada, ao invés de florestas, teríamos desertos, e nos lugares inóspitos pelo gelo, seriam habitáveis. Uma forma visível desse acontecimento já existe, em decorrência as mudanças climáticas.

Campo magnético

Uma das hipóteses levantadas é que, se o planeta parar, o campo magnético pode ter o seu fim. Mesmo sem ter como comprovar ainda, pesquisadores acreditam que esse mecanismo seja criado pelo núcleo do planeta. Sem a presença dessa teia de proteção, os dias da humanidade estariam contados.

Afinal, caso um dia o campo magnético venha a desaparecer, nós perderíamos a proteção contra os raios cósmicos e das tempestades eletromagnéticas do Sol. Portanto, além de manter a Terra girando, ter o campo funcionando corretamente é um alívio para todos.