Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

A Rússia quer ser o primeiro país a gravar um filme no espaço

Estação Espacial Internacional
Site Roscosmos anunciou que produção Russa pretende gravar primeiro filme no espaço. Imagem: NASA/Roscosmos.

A Rússia quer tomar um passo à frente dos EUA e gravar o primeiro filme no espaço. A agência espacial russa anunciou no site oficial da Roscosmos que pretende iniciar as gravações do filme longa metragem em 2021.

Corrida para o primeiro filme no espaço

Após a notícia de que Tom Cruise estava se preparando para gravar um filme no espaço com ajuda da SpaceX, a Rússia fez a declaração essa semana. Segundo a agência russa, o filme acompanhará uma viagem a bordo da espaçonave Soyus MS para a Estação Espacial Internacional (ISS), e começará as filmagens por volta do outono de 2021.

LEIA TAMBÉM: ISS quase foi atingida por um pedaço de lixo espacial

Continua depois da publicidade

A produção russa já tem o título provisório  “Vyzov”, traduzido como “O Desafio”. O diretor Klim Shipenko então dirigirá o filme, que contará com a produção de Dmitry Rogozin, Konstantin Ernst, Sergei Titinkov, entre outros.

Tanto a produção americana como a russa ainda não divulgaram mais detalhes sobre as tramas, que estão atualmente em discussão. No entanto, as equipes das duas produções estão numa corrida para definir questões como cenário e elenco e avaliar capacidades técnicas para o processo de filmagem.

Além disso, o próprio site russo Roscomos já deixa bem claro o objetivo do filme: “popularizar a atividade espacial russa e enaltecer a profissão de cosmonauta”, segundo o site. O estúdio Yellow, Black and White, um dos maiores estúdios de produção da Rússia, irá promover as filmagens.

Continua depois da publicidade

Um pouco de história

Os dois países protagonizaram a corrida espacial entre as décadas de 50 e 80 do século passado. A corrida espacial originou da corrida armamentista, depois dos eventos da Segunda Guerra Mundial. A rivalidade entre as duas superpotências ocorreu no contexto da Guerra Fria, quando ambas tentavam demonstrar a própria superioridade tecnológica.

A exploração do espaço foi então um meio encontrado pelas duas nações para tentar estabelecer essa superioridade.

No entanto, a corrida espacial foi muito importante para o desenvolvimento tecnológico. Houve a construção e o lançamento de satélites, além do primeiro voo espacial tripulado e da chegada do homem à lua. Na época, portanto, houve grande aumento com gastos em educação e em pesquisa, o que possibilitou enormes avanços científicos.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, da corrida espacial ficaram famosas várias missões como a Apollo 8, a Apollo 11, a Explorer 1 e o Sputnik 1.

A data que marcou o inicio da corrida espacial foi 4 de outubro de 1957, com o lançamento do satélite soviético Sputnik 1. A história define, por fim, o término da corrida espacial com o projeto Apollo-Soyuz em julho de 1975. Por sua vez, este simboliza a amenização da relação tensa entre os EUA e a URSS.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

Matheus Gouveia é formado em Engenharia Elétrica e apaixonado por ciência e tecnologia. Atualmente é redator da SoCientífica e autor do blog "DoCaramba!".


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...