A Rússia quer ser o primeiro país a gravar um filme no espaço

Matheus Gouveia
Site Roscosmos anunciou que produção Russa pretende gravar primeiro filme no espaço. Imagem: NASA/Roscosmos.

A Rússia quer tomar um passo à frente dos EUA e gravar o primeiro filme no espaço. A agência espacial russa anunciou no site oficial da Roscosmos que pretende iniciar as gravações do filme longa metragem em 2021.

Corrida para o primeiro filme no espaço

Após a notícia de que Tom Cruise estava se preparando para gravar um filme no espaço com ajuda da SpaceX, a Rússia fez a declaração essa semana. Segundo a agência russa, o filme acompanhará uma viagem a bordo da espaçonave Soyus MS para a Estação Espacial Internacional (ISS), e começará as filmagens por volta do outono de 2021.

LEIA TAMBÉM: ISS quase foi atingida por um pedaço de lixo espacial

A produção russa já tem o título provisório  “Vyzov”, traduzido como “O Desafio”. O diretor Klim Shipenko então dirigirá o filme, que contará com a produção de Dmitry Rogozin, Konstantin Ernst, Sergei Titinkov, entre outros.

Tanto a produção americana como a russa ainda não divulgaram mais detalhes sobre as tramas, que estão atualmente em discussão. No entanto, as equipes das duas produções estão numa corrida para definir questões como cenário e elenco e avaliar capacidades técnicas para o processo de filmagem.

Além disso, o próprio site russo Roscomos já deixa bem claro o objetivo do filme: “popularizar a atividade espacial russa e enaltecer a profissão de cosmonauta”, segundo o site. O estúdio Yellow, Black and White, um dos maiores estúdios de produção da Rússia, irá promover as filmagens.

Um pouco de história

Os dois países protagonizaram a corrida espacial entre as décadas de 50 e 80 do século passado. A corrida espacial originou da corrida armamentista, depois dos eventos da Segunda Guerra Mundial. A rivalidade entre as duas superpotências ocorreu no contexto da Guerra Fria, quando ambas tentavam demonstrar a própria superioridade tecnológica.

A exploração do espaço foi então um meio encontrado pelas duas nações para tentar estabelecer essa superioridade.

No entanto, a corrida espacial foi muito importante para o desenvolvimento tecnológico. Houve a construção e o lançamento de satélites, além do primeiro voo espacial tripulado e da chegada do homem à lua. Na época, portanto, houve grande aumento com gastos em educação e em pesquisa, o que possibilitou enormes avanços científicos.

Dessa forma, da corrida espacial ficaram famosas várias missões como a Apollo 8, a Apollo 11, a Explorer 1 e o Sputnik 1.

A data que marcou o inicio da corrida espacial foi 4 de outubro de 1957, com o lançamento do satélite soviético Sputnik 1. A história define, por fim, o término da corrida espacial com o projeto Apollo-Soyuz em julho de 1975. Por sua vez, este simboliza a amenização da relação tensa entre os EUA e a URSS.

Compartilhar