O mistério do disco de Phaistos foi finalmente resolvido?

Daniela Marinho
O disco de Phaistos está agora em exibição no Museu Arqueológico de Heraklion. Imagem: C. Messier/Wikimedia Commons/CC-BY-SA-4.0

O Mistério do Antigo Disco de Phaistos é um enigma que envolve um objeto misterioso encontrado na ilha grega de Creta, na cidade antiga de Phaistos (também conhecida como Festo). O disco é conhecido também como “Disco de Festo” e é considerado uma das descobertas mais enigmáticas da arqueologia. Mas teria sido finalmente resolvido o mistério do disco de Phaistos?

Recentemente, Gareth Owens, linguista, arqueólogo e coordenador do programa Erasmus do Instituto Tecnológico de Creta, anunciou que o mistério do disco de Phaistos foi “resolvido por 99 por cento”.

Mistério do disco de Phaistos quase resolvido

O Disco de Phaistos é um pequeno disco de argila cozida do palácio minóico de Phaistos, possivelmente datando de meados ou final da Idade do Bronze (segundo milênio a.C.), com cerca de 15 centímetros de diâmetro, e é coberto por inscrições gravadas em ambos os lados.

As inscrições consistem em uma série de símbolos, que são impressos em espiral do centro até a borda do disco. Os símbolos são pictogramas, representando objetos do cotidiano, como animais, plantas e ferramentas.

O mistério em torno do disco reside em seu propósito e significado. Até hoje, os arqueólogos e linguistas não conseguiram decifrar completamente a escrita ou o conteúdo do disco. Não há nenhum outro artigo semelhante encontrado em Creta ou em qualquer outro lugar que tenha as mesmas inscrições, o que torna difícil a comparação com outras línguas ou sistemas de escrita conhecidos.

No entanto, Owens dedicou 30 anos tentando resolver o quebra-cabeça. A deusa minóica do amor, Astarte, que está ligada à deusa oriental Ashtart, é a figura chave que desvenda o mistério do Disco de Phaistos, argumenta o arqueólogo.

Deusa do amor e a decodificação do disco

disco de Phaistos 1
Imagem: Canva

Algumas evidências e estratégias linguistas estão sendo utilizadas por Owens e sua equipe para desvendar o mistério do disco de Phaistos. Segundo o pesquisador, “Estamos lendo o disco de Phaistos com os valores vocais do Linear B e com a ajuda da linguística comparativa, ou seja, comparando com outras línguas relativas da família das línguas indo-europeias. Ler algo, porém, não significa compreender.”

Várias teorias foram propostas ao longo dos anos sobre o que o Disco de Phaistos poderia representar. Algumas pessoas acreditam que seja uma forma de escrita ou um código que ainda não foi decifrado. Outros acreditam que seja uma peça de arte ou um objeto religioso. Alguns até sugeriram que seja uma farsa moderna, embora as características do disco sejam plenamente aceitas pela comunidade arqueológica.

Nesse sentido, Owens assinala que o disco é um texto religioso a uma “deusa grávida” que ganha forma no rosto de Astarte, a deusa do amor. De acordo com os estudos do arqueólogo, “Não há dúvida de que estamos falando de um texto religioso […] Isso fica claro a partir de uma comparação feita com outras palavras religiosas de outras inscrições das montanhas sagradas de Creta. Temos palavras que são exatamente iguais.”

Hino à deusa do amor

O pesquisador ainda acrescenta que suspeita que “o Disco de Phaistos seja um hino diante de Astarte, a deusa do amor. Palavras como as mencionadas no disco foram encontradas em oferendas minóicas […] Tal como acontece com as ofertas de hoje, as pessoas oram quando estão com problemas, por problemas de saúde ou por motivos pessoais”, diz ele. “O homem não muda, afinal.”

Owens expressou sua verdade de que uma das faces do Disco de Phaistos é, na realidade, uma homenagem a uma deusa-mãe em estado de gestação, enquanto a outra face é dedicada à venerável deidade minóica Astarte.

No que tange à relevância desta representação, Owens destacou que Astarte, na mitologia minóica, tinha um papel multifacetado, sendo associado aos domínios do amor, da guerra e das majestosas montanhas, com suas origens remontando a terras orientais.

Especificamente, ele traçou os primórdios de deusa até a antiga Mesopotâmia, situado na atual Turquia, e orientado como Astarte, ao longo do tempo, navegou até a ilha de Chipre, onde se metamorfoseou na venerada figura de Vênus.

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