O Fra Mauro Mappa Mundi, que data aproximadamente do ano de 1450 e recebeu seu nome em homenagem ao respeitado monge leigo camaldolita e talentoso cartógrafo que supervisionou sua criação na oficina veneziana, destaca-se por sua impressionante e inovadora cartografia. Embora suas dimensões possam parecer modestas em comparação com alguns de seus contemporâneos, com um diâmetro de cerca de 196 centímetros, este mapa representa uma fachada cartográfica que certamente mudou as noções da época.
Maravilha de Veneza
O Mappa Mundi, cujo nome literal, “mapa do mundo”, denota sua grandiosidade, teve um reconhecimento significativo em Veneza, alcançando até mesmo as terras sagradas da Terra Santa. Este planisfério, uma obra circular cuidadosamente confeccionada, foi meticulosamente feito em quatro folhas de pergaminho, habilmente montado em uma estrutura composta por três painéis sólidos de choupo, reforçados por ripas verticais que asseguravam sua integridade e durabilidade ao longo do tempo.
O mapa foi adornado com uma paleta de cores luxuosas, composta por ricos tons de vermelho, dourado e azul. Vale ressaltar que o pigmento azul utilizado em sua produção foi extraído de depósitos raros de lápis-lazúli, provenientes de minas distantes do Afeganistão.
Nos quatro cantos do mapa, destacam-se quatro esferas distintas, cada uma revelando aspectos bem específicos dos mundos celestes e sublunares, os quatro elementos fundamentais (terra, ar, fogo e água), além de uma representação iluminada do icônico Jardim do Éden, concebido por Leonardo Bellini, um artista ativo entre os anos de 1443 e 1490.
Uma característica realmente notável do Mappa Mundi é sua inclusão pioneira do Japão, situada na borda esquerda do mapa e denominada “Isola de Cimpagu”. Esse registro histórico marca a primeira vez que o Japão foi registrado em um mapa ocidental, acrescentando um novo capítulo à história da cartografia.
Além disso, o mapa desafia a tradição ptolomaica ao sugerir que a circunavegação da África era possível, prenunciando uma notável exploração europeia realizada pelo navegante português Bartolomeu Dias, que circunavegou o Cabo da Boa Esperança em 1488.
Orientação para o sul – e muita inovação
Os mapas medievais, exemplificados pelo Hereford Mappa Mundi, datados aproximadamente do século XIV, tendiam a seguir uma orientação com o leste no topo, baseada na crença de que o Jardim do Éden estava situado nessa direção.
No entanto, Fra Mauro, o eminente cartógrafo da sua época, fez uma escolha distinta ao orientar o seu mapa para o sul, possivelmente influenciado por geógrafos muçulmanos como Muhammad ibn Muhammad al-Idrisi.
Uma mudança notável é a relocalização do Jardim do Éden, agora situada além dos limites do espaço geográfico convencional, e Jerusalém, embora ainda presente, já não ocupa mais o centro do mapa, mas é marcada de forma simbólica por meio de uma rosa dos ventos .
A característica mais distintiva, contudo, é a utilização do vernáculo veneziano para os cerca de 3.000 nomes de lugares, em contraste com o uso predominantemente do latim na época.
Influência do cristianismo
Embora o mapa de Fra Mauro represente uma ruptura com as convenções cartográficas do passado, ele preserva elementos de uma visão do mundo medieval profundamente enraizada no cristianismo. Isso se manifesta na inclusão de referências notáveis, como o Reino dos Magos, o Reino do Preste João e o Túmulo de Adão.
O formato circular do planisfério segue o esquema medieval TO, originalmente descrito por Isidoro de Sevilha, com a Ásia ocupando a metade superior do círculo, enquanto a Europa e a África se distribuem nos dois quartos inferiores.
Ao redor do círculo, estão dispersas inúmeras ilhas, além das quais se estende o enigmático “mar escuro”, onde apenas naufrágios e infortúnios parecem aguardar os destemidos navegadores.