O dia que um dono de circo fingiu que seu leão não estava à solta

Letícia Silva Jordão
Imagem: Domínio Público

Em meados dos anos 1800, um dono de circo acabou perdendo o seu leão mais perigoso nos esgotos do centro da cidade de Birmingham, e resolveu simplesmente fingir que o havia capturado para não manchar a reputação do seu negócio.

O dono do circo se chamava Frank Bostock, e ele conseguiu vender mais de 40 mil ingressos na noite em que fingiu resgatar o animal dos esgotos, causando uma enorme comoção na cidade que ficou curiosa para conhecer mais seu circo.

Porém, ele não aguentou esconder essa mentira por muito tempo, e logo depois acabou revelando a verdade e tendo que enfrentar o animal selvagem frente a frente. Conheça mais sobre essa história inusitada e seus detalhes no decorrer deste artigo!

Seguindo os passos do pai

Frank Bostock nasceu em 1866 e era filho de um dono de circo itinerante. Seu pai na época não queria muito que o filho seguisse seus passos, e sim que se tornasse algo além de um dono de circo. Por isso, ele decidiu mandar o seu filho para uma escola de padres.

Porém, durante as férias da escola, Frank trabalhou uma temporada no circo e viu o domador de leões do seu pai ser extremamente cruel com os animais. Sua crueldade foi tanta, que o animal se voltou contra ele e o atacou.

Ao presenciar a cena, Frank implorou ao seu pai que deixasse ele ficar no lugar do domador de leões, mas seu pai lhe negou o pedido por pura preocupação de que o animal poderia atacar o próprio filho, já que aquele leão era extremamente violento.

Em seu livro, Frank escreveu sobre o leão dizendo que ele havia matado um homem e ferido vários atendentes, e completou dizendo que ele exigia a vigilância mais cuidadosa em todos os momentos. Dentro do circo, eles já haviam tentado ser gentil com leão ou então castigá-lo, mas nada disso funcionou. A única forma de evitar que ele atacasse as pessoas era apaziguá-lo a todo momento.

794962
Imagem: Pixabay

“Tentar qualquer tipo de punição ou disciplina com ele teria sido fatal. Ele era um animal muito perigoso para arriscar despertar sua natureza selvagem, e a única coisa que podíamos fazer era mantê-lo perfeitamente quieto[…]. De qualquer forma, foi feito o mais confortável e feliz possível, com boa comida, uma casa limpa e outro leão de companhia.”

Agora com o leão mais feroz do circo tendo uma companhia, eles seguiram seu caminho até Birmingham, levando o par de leões dentro de uma jaula. Porém, um pequeno descuido ao chegar na cidade foi o suficiente para acontecer uma tragédia.

A fuga do leão

Ao chegar em Birmingham, os funcionários do circo tentaram mover os dois leões ao mesmo tempo para uma nova jaula, porém ao fazer isso eles acabam irritando o mais feroz dos leões, que depois de balançar muito a carroça conseguiu escapar dos tratadores e seguiu na direção do centro da cidade de Birmingham, onde cerca de 200 mil pessoas viviam na época.

Para a sorte do povo, o leão acabou entrando em uma abertura na direção do esgoto, e ficou andando no local. A essa altura, Frank já sabia da fuga do leão, e tinha total noção de que se aproximar dele significava a morte. Em cerca de 20 minutos, todos da cidade de Birmingham sabiam que o leão estava andando pelo seu esgoto e rugindo de tempos em tempos.

Frank ficou totalmente alarmado com a situação, pois sabia que seria o principal responsável caso alguma morte ocorresse. Ele também estava preocupado que o pânico de todos causasse um tumulto e que o circo tivesse má fama na cidade.

Então, para tentar apaziguar os ânimos, Frank resolveu usar o seu segundo leão para encobrir os rastros do primeiro. Para isso, ele instruiu a sua tripulação a pegar o segundo leão e colocá-lo em outra jaula, que eles levaram até o esgoto e o soltaram lá. Depois, Frank fingiu que encontrou o primeiro leão e o colocou de volta na jaula, fazendo com que todos da cidade ficassem satisfeitos com a ação.

96012631 gettyimages 640477559
Frank Bostock e seus leões. Imagem: BBC

Naquela noite, a cidade lotou o seu show, onde ele conseguiu vender mais de 40 mil ingressos. Durante seu espetáculo, Frank tentou ser o mais profissional possível e ignorar o fato de ter deixado um leão perigoso solto pelos esgotos da cidade. Porém, todo o seu profissionalismo não durou muito tempo.

Frank Bostock finalmente confessa seu erro

Frank foi dormir extremamente ansioso, e quando acordou no dia seguinte não foi diferente. Mas, quando um policial apareceu no seu circo para agradecê-lo pela sua bravura, Frank acabou desmoronando e confessando o seu erro, dizendo que o leão ainda estava à solta.

Após saber dessa notícia, a cidade resolveu se mover para retirar enfim o leão de seus esgotos. Para isso, cerca de 500 homens armados ficaram parados na saída do esgoto enquanto Frank adentrou o local e tentou resgatar o leão.

Ele conseguiu encurralar o leão no esgoto utilizando fogos de artifício para assustá-lo, e depois resolveu lutar contra o leão por si mesmo. Ele conta que conseguiu golpear o animal no nariz, o que o fez fugir e ficar preso em um buraco no esgoto, o que permitiu que a equipe de homens o pegasse.

Após esse resgate, Frank não recebeu mais elogios da população, já que todos haviam pensado que ele tinha resgatado o animal no dia anterior. Após o episódio, o dono de circo continuou a administrar o seu negócio e realizar seus shows em algumas cidades.

Compartilhar