Novo grupo de aranhas de alçapão descoberto no leste da Austrália

Erik Behenck
Foto: Jeremy Wilson

Um novo grupo de aranhas de alçapão foi descoberto no leste da Austrália, elas constroem suas tocas em locais escondidos e camuflados. A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisa da Griffith University e do Queensland Museum.

Foi chamado de aranhas Cryptoforis, que significa porta enigmática. O animal recebeu esse nome já que consegue colocar nas entradas de suas tocas portas feitas com folhas, galhos e seda.

grupo de aranhas de alçapão 4
Dr. Jeremy Wilson, autor principal do artigo. Foto: Eamon Amsters

O grupo de aranhas alçapão vive nas redondezas de uma universidade

A pesquisa foi liderada por Jeremy Wilson, ex-aluno de doutorado da Universidade Griffith e que atualmente trabalha no Museu Argentino de Ciências Naturais. A pesquisa publicada no Cladistics apresentou um novo grupo ou gênero de animais, caracterizando uma única espécie desse grupo para servir como ponto de referência.

grupo de aranhas de alçapão 4
A toca fechada. Foto: Dr. Michael Rix.

Ele selecionou uma espécie de Brisbane, na Austrália, chamada Cryptoforis hughesae, em homenagem a sua supervisora recém-aposentada Jane Emheses. Aliás, ela é mundialmente conhecida por seus trabalhos relacionados a ecologia, biogeografia e biologia evolutiva.

LEIA TAMBÉM: Aranha-golias, conheça a maior tarântula do mundo

“Jane teve um enorme impacto no meu desenvolvimento como cientista, e sem dúvida muitos outros orientaram mais de 70 estudantes de pós-graduação e mais de 60 homenageados”, disse Wilson. Segundo ele, é possível encontrar a espécie facilmente nas redondezas da Universidade Griffith.

grupo de aranhas de alçapão 4
A toca aberta. Foto: Dr. Michael Rix.

Um gênero totalmente novo

Durante a sua pesquisa, Wilson descobriu que o grupo de aranhas de alçapão que habita a costa leste da Austrália consiste em um gênero separado, após comparar com outras espécies. “Encontramos diferenças na aparência física que permitem distinguir outras aranhas do alçapão no leste da Austrália”, explicou.

Além disso, diferenças moleculares ajudaram a reforçar a questão, de que os pesquisadores estavam lidando com um gênero totalmente novo. “Esse grupo recém-descrito de aranhas de alçapão é muito mais amplo e diversificado do que imaginávamos anteriormente, e a meticulosa pesquisa de Jeremy foi fundamental para revelar essa fauna oculta”, disse o coautor e curador principal de aracnologia do Queensland Museum Michael Rix.

VEJA TAMBÉM: Esta aranha está morta há 110 milhões de anos, mas seus olhos ainda brilham no escuro

Conforme Wilson, a descoberta de um novo tipo de aranhas é algo importante para o conhecimento em relação a fauna dos invertebrados australianos. Assim como é um passo importante para proteger essas aranhas. O pesquisadores acredita que elas eram desconhecidas já que conseguem produzir trocas “incrivelmente bem escondidas”, diz.

Com informações de Griffith Notícia.

Compartilhar