Com corpos redondos e peludos, pernas longas, desgrenhadas e articuladas para os lados, esses animais podem aterrorizar muitas pessoas. Agora imagine a surpresa da ecologista da Bush Heritage Australia, Angela Sanders, quando ela abriu uma caixa de um habitat de gambá para encontrar não apenas uma, mas dezenas de aranhas. Todas amontoadas em um único lugar, elas transformaram a caixa em um enorme ninho de aranhas.
Mas para Sanders, essa não foi um acontecimento aterrorizante, e sim digno de comemoração. A Reserva Natural Monjebup, na Austrália Ocidental, é um grande esforço de conservação para restaurar a ecologia natural das terras que sofreram décadas de degradação.
Como parte desse esforço, árvores foram plantadas para fornecer habitats para os animais nativos, e agora há vegetação suficiente para fornecer alimento para animais como o gambá pigmeu ocidental (Cercartetus concinnus) e as aranhas caçadoras (gênero Delena).
No entanto, as árvores não são suficientemente maduras para as cavidades que os gambás pigmeus usam como habitat, então a equipe da Bush Heritage Australia montou um monte de caixas de habitat para as pequenas criaturas.
Entretanto, as aranhas caçadoras que também vivem nas árvores – sob casca grossa e solta e em troncos caídos – também buscavam um lar, então, claramente, as aranhas caçadoras apenas se mudaram para o que estava disponível: as caixas dos gambás.
A maioria das aranhas são solitárias, as aranhas jovens geralmente deixam o ninho e vão em busca de seu próprio caminho depois de crescer o suficiente para cuidar de si mesmos. Porém, algumas aranhas são mais sociais, vivendo juntas em grupos familiares, às vezes girando teias gigantescas. Esse é o caso das aranhas caçadoras encontradas no enorme ninho.
Um estudo recente descobriu, por exemplo, que aranhas que passam mais tempo com seus filhotes antes de deixarem o ninho produzem descendentes mais fortes e robustos. Então, talvez este seja um bom motivo para as aranhas permanecerem unidas.
E quanto aos gambás pigmeus, não se preocupe, a Bush Heritage Australia assegurou que há caixas de habitat mais do que suficientes para todos.
Saiba mais em: Bush Heritage Australia.