Nova imagem do famoso buraco negro revela seu campo magnético giratório

Ruth Rodrigues
campo magnético de um buraco negro com luz polarizada. Fonte: EHT / ESO

Em abril de 2019, houve um evento marcante na história da ciência, que comprovou o que Albert Einstein previu ao criar a Teoria da Relatividade Geral: a primeira fotografia de um buraco negro. No entanto, a imagem capturada pelo projeto Event Horizon Telescope (EHT) não estava nítida o suficiente. E somente agora, cerca de 1 ano depois, é que os cientistas fizeram a adição de luz polarizada para melhorar a qualidade e percepção dos campos magnéticos.

Através dessa imagem, será possível estudar mais profundamente, como essa região consegue emitir um jato de luz e matérias por mais de 5 mil anos-luz no espaço. Após adicionar luz polarizada na imagem obtida anteriormente, possibilitou que os pesquisadores estudassem melhor os campos magnéticos que estão presentes ao redor do buraco negro.

A importância da luz polarizada na imagem do buraco negro

O Messier 87 (M87) está localizado em uma galáxia gigante, que fica a 55 milhões de anos-luz. A imagem só fora capturada graças a união de um conjunto de 8 telescópios poderosos, que juntos formam uma rede de radiotelescópios espalhados ao redor do globo terrestre. Segundo Sara Issaoun, membro da equipe EHT da Radboud University, não havia muitas informações precisas até o momento da captura.

Com a imagem, os cientistas buscaram analisar e tentar desvendar os mistérios que rondam essa poderosa região. No total, a luz polarizada correspondia em torno de 1% a 3% do buraco. Entretanto, após realizarem mais análises, ficou perceptível que a porcentagem era maior, onde a luz englobava em média de 20% do anel brilhante.