No último domingo, um morador de Aberdeen se deparou com o esqueleto de uma criatura gigante em uma praia escocesa próxima ao lago Ness após a tempestade Ciara. Os locais especulam que possa ser uma lendária criatura escocesa.
A foto da enorme carcaça (visto no topo da matéria) se tornou viral após ser compartilhada na página da comunidade de Aberdeen no Facebook, Fubar News.
A Fubar News postou: “Me deparei com essa criatura estranha hoje perto de Aberdeen. Alguma idéia do que poderia ser?”
Alguns usuários brincaram afirmando que o monstro Nessie não se adaptou bem às águas salgadas. Mas essa não é a primeira vez que as pessoas especulam sobre a existência de Nessie. Esta foto é provavelmente a imagem mais conhecida do que seria o suposto Monstro do Lago Ness, ela foi capturada 1934, porém mais tarde foi provado ser uma farsa, criada usando um submarino de brinquedo e uma cabeça de monstro esculpida.
Em 2017 o fotógrafo Ian Bremner fotografou três focas nadando em fila indiana, logo começaram a surgir boatos pela internet de que a fotografia revelava o tão conhecido Monstro do Lago Ness.
Embora a ideia que o lendário monstro tenha migrado para os oceanos seja tentadora, a carcaça vista na imagem provavelmente pertence a uma orca, sendo muito grande para um golfinho. Ou talvez pertença a outro animal marinho desconhecido, é possível, a humanidade explorou apenas 94% dos oceanos, existe uma infinidade de criaturas desconhecidas nestas águas salgadas.
Diversas outras animais são conhecidos pela possibilidade de terem inspirado lendas antigas. Como é o caso do tubarão-frilled, com sua aparência de serpente que lembra diversas criaturas de lendas arcaicas, ou dos narvais cujo os chifres eram vendidos pelos vikings como “chifres de unicórnios” ou até mesmo as belugas que, vistas a distância podem ter a aparência humanoide como uma sereia.
O mistério e o pouco conhecimento que cerca muitos animais marinhos por vezes pode levar ao surgimento de lendas e teorias conspiratórias, cabe a nós apenas investigar e buscar a verdade. Na sua opinião, a qual animal poderia pertencer a carcaça vista no topo da matéria?
Publicação original SoCientífica.