Após escavarem mais de um quilômetro no gelo cientistas encontraram um mineral marciano raramente visto aqui na Terra, mas muito abundante em Marte. A jarosita.
Segundo a NASA, a jarosita é um mineral marrom amarelado que precisa de água e condições ácidas para se formar. Este mineral é raramente é visto na Terra, mas pode ser encontrado em grande abundância no planeta vermelho.
“Marte é um lugar empoeirado – tudo está coberto de poeira”, disse o autor do estudo Giovanni Baccolo, geólogo da Universidade de Milan-Bicocca, à revista Science. Mas, embora o gelo pudesse ter fornecido o ambiente úmido necessário para que a poeira ácida se transformasse em jarosita, os cientistas nunca viram poeira e gelo reagindo quimicamente para formar o mineral.
Relacionado: Marte já foi semelhante à Islândia há alguns bilhões de anos mostra novo estudo
Na Terra, a jarosita é um mineral que surge raramente em resíduos de mineração expostos ao ar e à chuva ou em regiões vulcânicas.
A equipe de pesquisa ficou surpresa ao se deparar com vestígios de partículas de jarosita, menores do que grãos de areia, enterrados nas camadas mais profundas do gelo.
Os pesquisadores observaram o mineral com um microscópio eletrônico e chegaram a conclusão de que ele havia se formado em bolsas de água dentro do gelo. Essa descoberta sugere que o mineral se formou da mesma maneira em Marte.
Segundo a equipe de pesquisa, essas placas ultra grossas de jarosita podem ter se formado em Marte porque o Planeta Vermelho é muito mais empoeirado do que a Antártica, fornecendo mais matéria-prima para formar a jarosita.
O estudo que descreve as descoberta foi publicado na revista Nature Comunications.