Em uma excursão escolar a uma mina abandonada, um estudante de Carmo do Rio Claro (MG) teve uma experiência inusitada. Álvaro Henrique, de12 anos, descobriu uma pepita de ouro de 24 quilates durante uma excursão à Mina de Ouro Tancredo Neves.
“O olho do menino brilhou mais do que o metal precioso”, relata a escola Instituto de Educação e Cultura (IEC) em publicação no Facebook. Segundo a instituição, a peça pode valer de 300,00 a 500,00 reais no mercado.
A mina onde a pepita foi encontrada situa-se na cidade histórica São João del Rei, construída durante a Corrida do Ouro Brasileira. Naquela época, bandeirantes se aventuraram na busca deste metal cobiçado. Em apenas um século, mais de 1.200 toneladas foram retiradas das regiões mineiras.
Os garimpeiros migraram em massa para essa região rica em ouro, ocasionando uma mudança política e econômica no país.
A corrida perdurou até o fim dos anos 1800 e ainda hoje há atividades ilícitas nas áreas indígenas e protegidas ambientalmente, aumentando a degradação da floresta amazônica.
A escola espera que essas excursões eduquem os alunos sobre a história rica do Brasil. Contudo, apesar da descoberta ter sido feita por Henrique, a pepita ficará retida pela escola para “fins educacionais”.
“Estamos muito orgulhosos da façanha dele”, disse a diretora do IEC, Marisa Azevedo, ao portal G1.