Não são só os humanos: pardais foram vistos usando medicina preventiva

Amanda dos Santos
Pardal e a medicina preventiva (imagem: Pixabay)

Com certeza, a medicina é uma das maiores conquistas da humanidade. E a medicina preventiva não fica muito atrás.

Desde encontrar plantas que podem diminuir a dor ou uma infecção até a produção de várias vacinas altamente eficazes em menos de 12 meses para um vírus totalmente novo. Há motivos para estarmos orgulhosos de nossas conquistas como espécie.

Mas não somos a única espécie que sabe certas coisas sobre a natureza e como ela pode ajudar tratando os nossos males. Um novo documento apresentou a ideia sobre os pardais ruivos (Passer cinnamomeus) na China e o uso de folhas de absinto (Artemisia verlotorum) em seus ninhos como um medicamento preventivo.

Medicina preventiva para pássaros

Parece que os pardais utilizam as folhas para reduzir parasitas e ajudar seus bebês a crescerem. Porém, a conclusão de que os animais usam a medicina preventiva e plantas medicinais em seu benefício não é necessariamente nova.

Por exemplo, elefantes grávidas no Quênia comem uma folha específica para induzir o nascimento, enquanto muitos outros mamíferos usam plantas medicinais para se automedicar. Ou para prevenir doenças ou simplesmente para se sentir melhor.

ninho
Um ninho de pardal avermelhado com absinto. (Yang et al., Current Biology, 2020)

Mas ainda é bastante surpreendente o fato do pequeno pardal saber que algumas plantas são melhores do que outras para a prevenção contra doenças.

Inclusive, na China, os pardais ruivos incorporam folhas de absinto em seus ninhos na mesma época de um acontecimento da população local. Eles penduram absinto em suas portas como um costume tradicional durante o Festival do Barco do Dragão, os pesquisadores escreveram em seu novo artigo.

O estudo foi liderado pelo ecologista Canchao, da Hainan Normal University Yang. Ele diz: “A crença de que esse comportamento confere proteção contra problemas de saúde é apoiada pela descrição de compostos antiparasitários no absinto.” Continuando, foi sugerida a incorporação de folhas frescas de absinto em ninhos porque pode ter uma função semelhante para pardais.

Como o estudo foi realizado

Para tentar comprovar esse uso da medicina preventiva, a equipe montou 48 pares de caixas-ninho, um par com 5 gramas de absinto e outro com 5 gramas de bambu.

Portanto, assim que os ninhos começaram a se encher de pardais ruivos, os pesquisadores também adicionaram mais absinto, mais bambu ou nada a cada dia. Com isso, pesaram quanto absinto os próprios pardais traziam para o ninho.

Então, usando uma série de experimentos comportamentais, eles mostraram que os pássaros procuram ativamente locais de nidificação próximos ao absinto disponível. Ou seja, reabastecem os ninhos estabelecidos com folhas de absinto frescas colhidas com base apenas no cheiro das folhas, diz o ecologista William Feeney, da Griffith University na Austrália.

Logo, os ninhos contendo folhas de absinto tinham menor carga de parasitas. Diminuindo o número de parasitas, como ácaros, os pardais que adicionam mais folhas de absinto ao ninho produzem filhotes mais pesados e saudáveis. Agora, é importante notar o desconhecimento se os próprios pardais sabem da importância do absinto para seus bebês.

O estudo científico foi publicado no periódico Current Biology.