Os 5 maiores reinados da história

Milena Elísios
Rainha Elizabeth II após sua coroação em 2 de junho de 1953.

Um monarca é um governante não eleito de uma nação soberana, que normalmente serve até sua morte ou abdicação. As monarquias são majoritariamente hereditárias, com cada monarca herdando a posição da geração anterior. Historicamente, as monarquias têm sido a forma mais comum de governo. Dado seu poder, os monarcas tiveram influência significativa sobre a trajetória e a história de suas nações, especialmente se eles governaram por muito tempo.

Vamos conhecer nesta lista os monarcas que por mais tempo representaram suas respectivas nações.

1. Rei Luís XIV, França

  • 72 anos, 110 dias
Rei Luís XIV

O Rei Luís XIV começou seu reinado em maio de 1643, aos quatro anos de idade. Durante seu reinado, ele dispensou seu ministro chefe e supervisionou cada centímetro de seu império, dedicando tempo para lidar com reuniões diárias, documentos e cartas. Embora o rei Luís XIV fosse casado, como muitos monarcas da época, ele teve inúmeros casos que culminaram em inúmeros filhos ilegítimos. Uma das manchas em seu legado foi sua violenta perseguição aos Huguenotes, uma seita de protestantes franceses. Em um leito de morte, o rei confessou ter amado a guerra “demais”, antes de morrer em 1715, aos 76 anos de idade.

2. Rainha Elizabeth II, Reino Unido

  • 70 anos, 214 dias
Rainha Elizabeth II

Após ser coroada Rainha da Grã-Bretanha em 1952, a jovem Elizabeth foi empossada com 25 anos de idade. Ao longo de seu reinado, o alcance colonial da Inglaterra estabeleceu o domínio da monarca sobre mais de quinze países em todo o mundo. De acordo com o Palácio de Buckingham, a Rainha morreu pacificamente na tarde de 8 de outubro de 2022. Sua morte aos 96 anos de idade em 2022 marcou o fim de seus 70 anos como uma das monarcas mais longevas da história moderna.

3. Bhumibol Adulyadej, Tailândia

  • 70 anos, 126 dias
Bhumibol Adulyadej

Lembrado como um dos mais ricos da história, o rei tailandês Adulyadej foi o único monarca nascido nos Estados Unidos. Nascido em Cambridge, Massachusetts (seu pai estava estudando em Harvard na época de seu nascimento), Adulyadej tomou o trono em 1946 aos 18 anos de idade depois que seu irmão, o rei Ananda Mahidol, foi encontrado morto. O rei Adulyadej era um famoso amante do jazz e um saxofonista e compositor de sucesso até sua morte em 2016, aos 88 anos.

4. Johann II, Liechtenstein

  • 70 anos, 91 dias
Johann II

Johann II foi o Príncipe de Liechtenstein, um microestado pouco conhecido que faz fronteira com a Suíça e a Áustria. Ele é conhecido por escrever a primeira constituição de Liechtenstein, e por abolir as forças armadas de seu país para economizar despesas. Desde então, Liechtenstein é uma das poucas nações soberanas sem suas próprias forças armadas. Apesar de seu longo governo, ele nunca foi casado, e foi sucedido por seu irmão em 1929.

5. K’inich Janaab Pakal, Império Maia

  • 68 anos, 33 dias
K'inich Janaab Pakal

Um dos monarcas mais antigos a aparecer nesta lista, Pakal governou a cidade-estado maia de Palenque de 615 a 683, começando quando ele tinha 16 anos. Ele serviu como arquiteto da Civilização Maia. Uma de suas obras mais famosas é o Palácio de Palenque, um labirinto de pátios, estátuas e esculturas. Ele também presidiu a construção do Templo das Inscrições, uma pirâmide que iria abrigar o sarcófago de Pakal após sua morte, com aproximadamente 84 anos de idade.

Compartilhar