As 10 maiores redes ferroviárias do mundo

Milena Elísios
Imagem: Tina Coêlho/Terra Imagem

Os Estados Unidos possuem a primeira das maiores redes ferroviárias do mundo, seguidos pela China e Índia. O Brasil ocupa a décima posição. Nesta lista, traçamos o perfil das 10 maiores redes ferroviárias do mundo, com base no comprimento total de operação.

1. Estados Unidos (250.000 km)

A rede ferroviária americana, com um comprimento de rota operacional superior a 250.000 km, é a maior do mundo. As linhas de carga constituem cerca de 80% do total da rede ferroviária do país, enquanto a rede total de passageiros se estende por cerca de 35.000 km.

A rede ferroviária de carga dos EUA consiste em 538 ferrovias (sete de Classe I, 21 ferrovias regionais e 510 ferrovias locais) operadas por organizações privadas. A Union Pacific Railroad e a BNSF Railway estão entre as maiores redes ferroviárias de transporte de carga do mundo. A rede ferroviária nacional de passageiros Amtrak compreende mais de 30 rotas ferroviárias ligando 500 destinos através de 46 estados americanos.

Está em andamento um plano para construir um sistema ferroviário nacional de alta velocidade de 27.000 km em quatro fases até 2030. A construção do trem de alta velocidade da Califórnia, o primeiro projeto ferroviário de alta velocidade do país, estava bem encaminhada no início de 2014. Três outros projetos de alta velocidade, incluindo a linha ferroviária de alta velocidade Midwest que liga Chicago a Indianápolis ou St. Louis, o trem de alta velocidade do Texas, e o Corredor Nordeste de Alta Velocidade, estão em desenvolvimento.

2. China (100.000 km)

A rede ferroviária da China, com uma extensão de mais de 100.000 km, se classifica como a segunda maior rede ferroviária do mundo. A extensa rede, operada pela empresa estatal China Railway Corporation, transportou 2,08 bilhões de passageiros (a segunda maior após as ferrovias indianas) e 3,22 bilhões de toneladas de carga (a segunda maior após a rede ferroviária dos EUA) em 2013.

O transporte ferroviário é o principal modo de transporte na China. A rede ferroviária do país consiste em mais de 90.000 km de linhas ferroviárias convencionais e aproximadamente 10.000 km de linhas de alta velocidade. A rede ferroviária total do país tem como meta exceder 270.000 km até 2050.

A rápida expansão da rede ferroviária de alta velocidade da China nos últimos anos a torna de longe a maior do mundo. A linha de alta velocidade Beijing – Guangzhou de 2.298 km é a linha ferroviária de alta velocidade mais longa do mundo. O comprimento total da rede ferroviária de alta velocidade da China está projetado para atingir 50.000 km até 2020.

3. Rússia (85.500 km)

Toda a rede da Rússia, operada pelo monopólio estatal Ferrovias Russas (RZD), percorre mais de 85.500 km. Em 2013, a rede transportou 1,08 bilhões de passageiros e 1,2 bilhões de toneladas de carga – o terceiro maior volume de carga após os EUA e a China.

A rede ferroviária russa incorpora12 linhas principais, muitas das quais fornecem conexões diretas aos sistemas ferroviários nacionais europeus e asiáticos, tais como Finlândia, França, Alemanha, Polônia, China, Mongólia e Coréia do Norte. A linha ferroviária Trans-Siberiana (a linha Moscou-Vladivostok), com um comprimento de 9.289 km, é a mais longa e uma das linhas ferroviárias mais movimentadas do mundo.

A RZD introduziu o serviço ferroviário de alta velocidade Sapsan entre São Petersburgo e Moscou em 2009, mas não teve sucesso devido ao compartilhamento das linhas existentes com as operações de trem de baixa velocidade. Um corredor dedicado de alta velocidade entre as duas cidades foi planejado com um investimento proposto de 35 bilhões de dólares. A RZD espera ter 2.500 km de trem de alta velocidade entre Moscou e Kiev, Minsk e Kursk até 2015.

4. Índia (65.000 km)

A rede ferroviária nacional da Índia, a quarta mais longa do mundo, pertence e é operada pelas Ferrovias Indianas estatais e inclui um comprimento de rota operacional de mais de 65.000 km. A rede transportou cerca de oito bilhões de passageiros (o maior do mundo) e 1,01 milhões de toneladas de carga (o quarto maior do mundo) em 2013.

A rede ferroviária indiana é dividida em 17 zonas e opera mais de 19.000 trens por dia, incluindo 12.000 trens de passageiros e 7.000 trens de carga. O operador ferroviário nacional planeja acrescentar 4.000 km de novas linhas até 2017, bem como uma conversão significativa da bitola, duplicação e eletrificação de suas linhas de envelhecimento existentes. Também planeja adicionar 3.338 km de rede exclusiva de carga até 2017 com a implementação de Corredores de Carga Dedicados Orientais e Ocidentais (DFC), dois dos seis corredores de carga dedicados identificados na Índia.

Seis corredores de alta velocidade também foram identificados para implementação no país. A ligação de alta velocidade Mumbai-Ahmedabad de 534 km está sendo avançada como um projeto piloto com um investimento estimado em $9,65 bilhões de dólares.

5. Canadá (48.000 km)

Os 48.000 km de linhas ferroviárias do Canadá fazem de sua rede nacional a quinta mais longa do mundo. A Canadian National Railway (CN) e a Canadian Pacific Railway (CPR) são as duas principais redes ferroviárias de carga que operam no país, enquanto a Via Rail opera o serviço ferroviário intermunicipal de passageiros de 12.500 km. A Algoma Central Railway e a Ontario Northland Railway estão entre as outras ferrovias menores que prestam serviços de passageiros a determinadas áreas rurais do país.

Três cidades canadenses – Montreal, Toronto e Vancouver – possuem extensos sistemas de trens de transporte de passageiros. Além disso, o Rocky Mountaineer e o Royal Canadian Pacific oferecem excursões ferroviárias de luxo para ver a beleza cênica de certas áreas montanhosas do país.

O Canadá, entretanto, não possui uma única linha de alta velocidade em sua rede ferroviária. Muitas linhas de alta velocidade como Toronto-Montreal, Calgary-Edmonton e Montreal-Boston foram propostas, mas nenhuma delas progrediu além dos estudos preliminares a partir de janeiro de 2014.

6. Alemanha (41.000 km)

A empresa estatal Deutshe Bahn domina a rede ferroviária alemã de 41.000 km, representando cerca de 80% do tráfego total de carga e 99% do tráfego de passageiros de longa distância.

Mais de 150 empresas ferroviárias privadas, além da Deutshe Bahn, operam na rede, fornecendo serviços regionais de passageiros e carga. A S-Bahn atende as principais áreas suburbanas, enquanto a Hamburg Cologne Express (HKX) é a maior operadora de passageiros de longa distância depois da Deutshe Bahn.

A rede ferroviária alemã tinha mais de 1.300 km de linha ferroviária de alta velocidade em operação em meados de 2013 e mais de 400 km de nova linha de alta velocidade em construção. A Deutshe Bahn abriu serviços de alta velocidade, sob o nome InterCity Express (ICE), pela primeira vez em 1991. A rede de alta velocidade, operando a velocidades de até 320km/h, agora conecta grandes cidades alemãs e países vizinhos, como França, Suíça, Bélgica, Holanda e Áustria.

7. Austrália (40.000 km)

A rede ferroviária australiana é a sétima mais longa do mundo, com mais de 40.000 km. A maior parte da infra-estrutura da rede ferroviária pertence e é mantida pelo governo australiano, seja a nível federal ou estadual. A maioria dos trens da rede é, no entanto, operada por empresas privadas.

Aurizon (antiga QR National), Genesee e Wyoming Australia, e Pacific National estão entre os principais operadores de carga da rede. Great Southern Railway, NSW TrainLink e Queensland Rail são as principais operadoras de trens de passageiros de longa distância. Metro Trains Melbourne, Sydney Trains, V/Line e Adelaide Metro operam serviços de passageiros pendulares nas principais áreas suburbanas. Além disso, várias linhas férreas privadas de mineração operam no país.

A rede ferroviária australiana ainda não possui uma linha de alta velocidade. Uma rede ferroviária de alta velocidade ligando Brisbane, Sydney, Canberra e Melbourne é proposta para ser construída com um custo de capital estimado em 114 bilhões de dólares, mas a primeira fase da rede de alta velocidade de 1.748 km não será realizada antes de 2035.

8. Argentina (36.000 km)

A atual rede ferroviária da Argentina, com mais de 36.000 km de extensão, é a oitava maior do mundo. A Argentina tinha cerca de 47.000 km de rede ferroviária no final da Segunda Guerra Mundial, operada em sua maioria por empresas ferroviárias britânicas e francesas. Mas o declínio dos lucros e o aumento da construção de rodovias nas décadas seguintes reduziram a rede para os 36.000 km de linhas que existem hoje. As empresas ferroviárias que operam na rede foram nacionalizadas em 1948 com a criação da empresa ferroviária estatal Ferrocarriles Argentinos.

A ferrovia argentina foi privatizada entre 1992 e 1995 com a concessão de concessões a diferentes empresas privadas para operar seis divisões da antiga rede ferroviária estatal. Cidades como Buenos Aires, Resistencia e Mendoza oferecem amplos serviços de passageiros suburbanos, assim como as linhas de passageiros de longa distância no país.

A muito falada linha ferroviária de alta velocidade argentina ainda não é uma realidade. Foi feito um anúncio em 2006 para desenvolver uma linha de alta velocidade de 310 km entre Buenos Aires e Rosário. O projeto, no entanto, não foi implementado a partir de 2013. Uma segunda linha de alta velocidade com 400 km de extensão entre Rosário e Córdoba também foi proposta.

9. França (29.000 km)

Com 29.000 km, a rede ferroviária francesa é a segunda maior da Europa e a nona maior do mundo. A rede ferroviária francesa é predominantemente centrada no passageiro e mais de 50% das linhas do país são eletrificadas. A Société Nationale des Chemins de fer Français (SNCF), empresa estatal, é a principal operadora ferroviária do país.

Os serviços de passageiros de longa distância de alta velocidade do país são conhecidos como Train à Grande Vitesse (TGV) e os serviços padrão de passageiros de longa distância são de marca Intercités. Os serviços ferroviários de passageiros de curta e média distância são conhecidos como Transport Express Régional (TER). A rede oferece ligações com países adjacentes, tais como Bélgica, Itália e Reino Unido.

A França foi uma das primeiras empresas a adotar a tecnologia ferroviária de alta velocidade; a SNCF colocou em operação o TGV de alta velocidade em 1981. A rede de alta velocidade atual do país excede um comprimento de 1.550 km. O projeto ferroviário de alta velocidade Tours-Bordeaux, cuja conclusão está prevista para 2017, acrescentará outros 302 km à rede.

10. Brasil (28.000 km)

A primeira linha ferroviária do Brasil tornou-se operacional em 1984. A rede ferroviária foi nacionalizada em 1957 com a criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A rede ferroviária do país foi dividida em diferentes serviços a serem operados por uma série de operadores privados e públicos até 2007.

A rede de 28.000 km é predominantemente voltada para o transporte de carga e inclui as principais linhas férreas de minério de ferro. Os serviços ferroviários de passageiros do país estão concentrados principalmente em áreas urbanas e suburbanas. Oito cidades brasileiras possuem sistemas de metrô, sendo o metrô de São Paulo o maior entre elas.

Em 2012, o governo brasileiro anunciou a construção de 10.000 km de novas linhas compostas de linhas de carga e de passageiros de alta velocidade até 2042. Uma linha ferroviária de alta velocidade de 511 km entre São Paulo e Rio de Janeiro foi planejada, mas o projeto ainda não decolou.

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