O Brasil coleciona diversas montanhas que criam paisagens lindas para se apreciar. A maioria delas possui uma altura média de 2.000 metros, mas tem algumas que fogem da média e conseguem ficar tão altas que nem é possível observar seu pico.
Hoje você conhecerá as 5 maiores montanhas do Brasil e onde elas ficam no país para você poder visitar e observar sua magnitude.
1. Pico da Neblina
Em primeiro lugar tem o Pico da Neblina, uma montanha com cerca de 3.048 metros de altura conhecida por ser uma das maiores montanhas do Brasil!
Ela fica na região da Serra da Neblina e foi descoberta em 1965. O seu pico é todo envolto em nuvens onde se originou o seu nome “Pico da Neblina”.
Hoje o lugar é habitado por mais de 200 espécies de árvores, répteis e outros seres que vivem em um local preservado em dois parques nacionais.
Como a montanha divide espaço entre terras brasileiras e venezuelanas, seu ecossistema fica preservado no Parque Nacional Pico da Neblina, no Brasil, e no Parque Nacional Serranía de la Neblina, na Venezuela.
2. Pico 31 de Março
Outro na lista das maiores montanhas do Brasil é o Pico 31 de Março, que fica localizado no Amazonas e também divide território com o Brasil e a Venezuela. Hoje a montanha tem impressionantes 2.974 metros de altura.
Devido a sua localização, essa montanha possui uma flora e fauna bem diversa, onde é possível encontrar espécies que ainda não foram descobertas. Mas, entre os animais classificados é possível encontrar o macaco-aranha, preguiça e até a ariranha na região.
Assim como a montanha anterior, o Pico 31 de Março fica em uma área protegida e divide espaço com o Pico da Neblina no Parque Nacional do Pico da Neblina.
3. Pico da Bandeira
Já o Pico da Bandeira com seus 2.891 metros de altura é conhecido por ser a terceira maior montanha do país.
Ele fica localizado entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, sendo um local turístico muito acessível para as pessoas que costumam ir até a região para ficar em campings ou realizar uma trilha.
A montanha fica dentro do Parque Nacional do Caparaó e abriga diversas espécies de animais, como a onça-pintada e a anta.
4. Pico do Calçado
Outra montanha que também fica no Espírito Santo é o Pico do Calçado, que tem cerca de 2.849 metros de altura.
Ele tem pouca vegetação e é caracterizado por ter pedras em seu cume, o que faz da montanha ser o principal ponto para escaladores e pessoas que gostam de fazer uma trilha na natureza.
Uma parte interessante desse pico é que ele fica bem próximo ao Pico da Bandeira, e pode ser acessado por ele. Sendo assim, muitas pessoas que visitam uma montanha acabam visitando a outra devido a sua proximidade.
5. Pedra da Mina
Por fim, a quinta montanha mais alta do Brasil é a Pedra da Mina, que fica na Serra da Mantiqueira e tem uma altura de 2.798 metros.
O seu tamanho foi medido pela primeira vez em 1952, mas apenas nos anos 2000 que ela foi considerada uma das maiores montanhas do Brasil quando foi possível medí-la com medidores mais potentes.