Maior cometa já encontrado está vindo em direção ao sistema solar

Giovane Sampaio
Representação de um cometa se aproximando do Sol. Imagem: Getty Images/Science Photo Library RF

Há muitos objetos nos confins do sistema solar, como planetas-anões, cometas e asteroides. Um desses objetos, que se acredita ser um megacometa com uma órbita de 600.000 anos, está adentrado no sistema solar mais interno.

Denominado 2014 UN271, o cometa foi encontrado nos dados de 2014-2018 do Dark Energy Survey. Seu tamanho está entre 100 a 370 quilômetros quadrado. É um dos maiores cometas já avistados pela comunidade científica.

Um cometa de órbita excêntrica

O cometa está viajando entre o sistema solar interno e a nuvem de Oort, os confins do sistema solar, durante um período de 612.190 anos. E os astrônomos estão prestes a testemunhar a passagem mais próxima desta incrível órbita.

cometa 2014 UN271 orbita
Imagem: JPL Solar System Dynamics

Hoje, o cometa 2014 UN271 está a uma distância de 22 Unidades Astronômicas (AU, na sigla em inglês) do Sol. Isso significa que já está mais perto do que Netuno, que fica a 29,7 AU. Só nos últimos 7 anos, o cometa 2014 UN271 já viajou 7 AU, e em 2031, espera-se que ele alcance a maior proximidade do Sol, a 10,9 AU.

Quando o cometa se aproximar mais do Sol, ele irá dispersar parte do seu material vaporizado no espaço, formando uma cauda característica. Apesar dos astrônomos não esperarem algo semelhante ao cometa Halley, eles estão ansiosos para entender mais sobre o cometa, que dá um palpite bem grande sobre o que compõe a Nuvem de Oort.

Espera-se que o cometa 2014 UN271, após alcançar o seu perigeu, ele voltará à escuridão do espaço, a uma distância de de quase 60.000 AU.