Nos últimos meses centenas de leões-marinhos decapitados apareceram em Vancouver, no Canadá. Mas, até agora ainda não descobriram qual é o motivo para o acontecimento. Existe a suspeita de que há um serial killer de mamíferos à na solta na ilha. Outra possibilidade diz que alguém está cortando a cabeça dos animais do mar morto.
Conforme a zoóloga de mamíferos marinhos Anna Hall, da Sea View Marine Sciences, empresa responsável pelo monitoramento de animais marinhos via acústica, provavelmente a culpa é dos humanos.
“Para mim, isso parece intencional, seja por uma única pessoa ou por um grupo de pessoas”, disse ela à agência de notícias canadense CTV News. “Espero sinceramente que a Fisheries and Oceans Canada persiga esse caso para determinar quem está fazendo isso e levá-los à justiça, porque isso é uma violação da lei federal”, completou.
Leões-marinhos mortos pesam até uma tonelada
Os animais são da espécie leão-marinho de Steller (Eumetopias jubatus). São animais que vivem em algumas partes da costa do Pacífico, na América do Norte, Japão e Rússia e estão quase ameaçados de extinção.
Os machos podem chegar a 3,3 metros, pesando até 1.000 quilos, conforme a Enciclopédia de Mamíferos Marinhos de 2009. Isso faz da espécie a quarta maior entre os pinípedes, grupo que inclui focas, leões-marinhos e morsas.
O Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá (DFO) informou que a questão estava sendo investigada. As pessoas que encontrarem carcaças de animais podem ligar para um número específico, informação a condição. Além disso, no país os leões-marinhos são protegidos pela Lei das Pescas e pela Lei das Espécies em Risco.
Moradores encontram leões-marinhos decapitados no Canadá
A moradora da cidade de Nanaimo, Deborah Short, disse que encontrou um leão-marinho sem cabeça enquanto passeava na praia com o seu cachorro. Ela decidiu fazer algumas fotos do animal.
“No começo, pensei que fosse um tronco e, quando me aproximei, percebi que era um leão-marinho”, comentou.
Ela já havia encontrado outro sem cabeça, perto do corpo de uma foca. Além disso, existem relatos de outras pessoas que avistaram leões-marinhos decapitados e que enviaram fotos para a mulher. Em alguns casos a cabeça foi deixada ao lado do corpo do animal.
Isso não é novidade
Alguns anos atrás outros pinípedes foram encontrados sem cabeça na praia. Naquela época, foram achados quatro espécimes, localizados na ilha de Vancouver, isso em 2013. Assim como no ano seguinte, quando ao menos 12 carcaças de focas foram achadas em Quebec.
A pele e os bigodes dos leões-marinhos muitas vezes são utilizados para a fabricação de tambores e de máscaras, mas para isso é necessário de uma permissão e todas as mortes devem ser informadas aos órgãos competentes.
Para o professor de medicina veterinária da Universidade de Montreal, Stéphane Lair, provavelmente um catador selvagem foi o responsável pelas mortes das focas. “Os catadores atacam uma carcaça rapidamente, e eles buscam orifícios – o nariz, a boca, as narinas. Então é a cabeça que sai do corpo primeiro”, disse Lair.
Com informações de Live Science e CTV News.