Em 2010, trabalhadores escavando as fundações do Antakya Museum Hotel, na Turquia, descobriram o que hoje é conhecido como o “maior mosaico do mundo”, que cobre uma área de aproximadamente oito mil metros quadrados. Estava além do que qualquer pessoa poderia ter imaginado, e pode ter levado mais tempo para ser produzido do que qualquer outro mosaico que se tem registro.
Arqueólogos acreditam que esta vasta peça de mosaico com suas geometrias intrincadas era o piso de um prédio público na antiga cidade de Antioquia, uma das cidades mais importantes do Império Selêucida. Embora tenha sido danificado durante uma série de grandes terremotos em 526 e 528 EC, alguns desses danos, na verdade, apenas aumentaram suas qualidades visuais, pois o mosaico permaneceu conectado ao chão e principalmente intacto, mesmo quando a própria fundação ondulava descontroladamente. Essa ondulação faz a peça parecer como se algumas partes suavemente onduladas tivessem sido cobertas por um enorme e lindo tapete.
Fundada em 300 AEC por um dos generais sucessores de Alexandre, o Grande, Seleuco I Nicátor, Antioquia foi a capital do Império Selêucida até ser conquistada por Roma em 63 AEC. Sua localização a tornou um importante centro comercial entre o Mediterrâneo e o Oriente, e por isso tornou-se a sede do governador.
Em seu apogeu, Antioquia tinha uma população de meio milhão de habitantes e era tão significativa que foi considerada rival de Alexandria e depois de Constantinopla como a segunda cidade mais importante do Império Romano.
O Museu Arqueológico local tem uma coleção de mosaicos romanos deste período sem igual, a maioria deles retirados de escavações e conservados em ambientes fechados. No entanto, a enormidade deste mosaico em particular exigia uma abordagem diferente. Em vez de levantar o mosaico, ou parte dele, ou cobri-lo para proteção e construir sobre ele, arqueólogos e arquitetos trabalharam juntos para criar um híbrido: um hotel-museu.
Uma plataforma conectada a colunas estruturais instaladas no leito do rio subjacente agora paira acima do mosaico e pontos de observação específicos foram construídos para permitir que os visitantes vejam a incrível obra-prima abaixo. Uma plataforma foi construída no topo das colunas para abrigar as comodidades do hotel — salão de festas, salas de conferências, piscina, academia.
Além de seu tamanho, uma das coisas mais notáveis sobre o mosaico de Antakya é quanto tempo sua construção estava em andamento. Começou na época em que os gregos governavam Antioquia, por volta de 300 AEC, e durou até 1200 EC.
Nesses quinze séculos, acredita-se que treze civilizações diferentes tenham contribuído para finalização do mosaico. Os colaboradores incluíam culturas como a dos gregos, romanos, bizantinos, árabes e egípcios.