História
Incríveis imagens do luxuoso túmulo de ouro de Tutankhamon
Para muitos o caixão do jovem faraó Tutankhamon personifica a glória do antigo Egito.

O caixão dourado do jovem faraó Tutankhamon foi removido de sua barraca de esterilização, após deixar o túmulo do faraó pela primeira vez após 97 anos, para um projeto de restauração.
É a primeira vez que o caixão externo de Tutankhamon é removido do túmulo de 3.300 anos desde que foi descoberto em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter.
O caixão
As imagens revelam os intrincados relevos no pé do sarcófago de ouro que foram esculpidos na cobertura externa de madeira do caixão.
LEIA TAMBÉM: Receita para embalsamar múmias antecede faraós
Dentro da estrutura em forma de caixa do sarcófago havia três caixões para abrigar o corpo do rei. O caixão mais interno é feito de ouro maciço, enquanto o caixão do meio é feito de madeira dourada, incrustada com vidro multicolorido. Já caixão externo é feito de madeira com uma cobertura de ouro, medindo 2,2 metros de comprimento.
Tutankhamon, o faraó menino
Filho de Akhenaton, Tutankhamon ficou conhecido como o ‘Faraó Dourado’, foi um rei da 18ª dinastia que governou dos oito aos 19 anos.
Quando ascendeu ao trono, tinha entre oito e dez anos, por questões políticas, casou-se com sua meio-irmã Ankhesenpaaten, na época com onze anos, mas evidências em sua tumba passam a impressão de que eram um casal inseparável, que mesmo que tenham se casado ainda crianças, os jovens órfãos tinham um forte vínculo. Uma das imagens gravadas em um relicário de ouro encontrado na tumba de Tutankhamon monstra o jovem faraó a despejar um frasco de perfume nas mãos de sua noiva, o que, assim como muitas das outras gravuras, mostra um casal devotado um ao outro.
O rei Tut, assim como é conhecido, morreu em 1324 aC, com dezenove anos, não se sabe a causa de sua morte.
Nenhum dos filhos de Ankhesenpaaten e Tutankhamon nasceu com vida para continuar seu reinado, pouco se sabe sobre o que aconteceu a jovem rainha após a morte de seu marido.
LEIA TAMBÉM: LEIA TAMBÉM: Mistério: por que nenhum texto antigo menciona a Grande Pirâmide ou seu propósito?
Tutankhamon foi enterrado no Vale dos Reis, junto aos outros faraós, e descoberto pelo arqueólogo britânico Howard Carter e sua equipe em 1922. Seu túmulo estava cheio de tesouros reais, incluindo uma adaga feita de meteorito.
Para muitos, Tut personifica a glória do antigo Egito, porque sua tumba estava repleta da riqueza cintilante da rica 18ª dinastia de 1569 a 1315 aC.
A restauração
O caixão foi removido em Julho, em uma operação de segurança rígida e fumigado por sete dias.
Agora, a restauração continuará usando equipamentos não invasivos para reparar rachaduras nas camadas douradas e corrigir áreas enfraquecidas
LEIA TAMBÉM: Civilização que deu origem ao antigo Egito encontrada por arqueólogos
Após o trabalho da engenharia mecânica e química, todas as camadas de gesso que se separarem serão substituídas no local original.
Após a conclusão do trabalho, o caixão completo e já restaurado será exibido no Grande Museu Egípcio, essa será primeira vez que os três caixões serão exibidos juntos desde a sua descoberta.
FONTE / Daily Mail