O número de hipopótamos trazidos pelo traficante Pablo Escobar à Colômbia durante seu Império cresceu de somente 4 para 80 animais, e eles estão começando a causar um impacto negativo sobre o meio aquático da região.
O famoso traficante Pablo Escobar trouxe hipopótamos para a Colômbia no início dos anos 80 – criou um zoológico familiar com muitos animais exóticos, incluindo rinocerontes, girafas, zebras e hipopótamos.
Quando o Império de Escobar entrou em colapso nos anos 90, os animais foram transferidos para os jardins zoológicos. Todos, exceto quatro hipopótamos. Agora eles se multiplicaram e causaram danos significativos ao ecossistema aquático da Colômbia.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade de Columbia passaram dois anos estudando a qualidade da água e microbiomas em lagos habitados por hipopótamos e comparando-os com amostras de água de lagos onde não há hipopótamos. Os hipopótamos são animais noturnos que vão pousar a essa hora do dia e esfriam na água durante o dia.
LEIA TAMBÉM: Aldeões são atacados por leões e obrigados a fugir
Os pesquisadores descobriram que uma enorme quantidade de resíduos de hipopótamo altera a composição química do nível de água e oxigênio, prejudicando o ecossistema local. As fezes dos hipopótamos contribuem para a prosperidade de algas e bactérias nocivas, levando a um florescimento problemático.
“Descobrimos que os lagos são mais produtivos quando têm hipopótamos. Isso pode mudar os tipos de algas e bactérias e pode levar a problemas como eutrofização ou produção excessiva de algas que podem criar algas prejudiciais semelhantes às marés vermelhas”, disse Jonathan Shurin, professor de ciências biológicas da Universidade da Califórnia, em San Diego e principal autor do estudo.
Hipopótamos são difíceis de capturar, pois são fortes e agressivos – mesmo para uma pessoa armada. Portanto, é provável que a população do hipopótamo colombiano continue a crescer nos próximos anos, o que mudará o ecossistema aquático para pior.
“Nas próximas décadas, o número de hipopótamos pode aumentar para milhares. É necessário decidir o que fazer com eles”, disse Jonathan.
LEIA TAMBÉM: Crocodilos têm a mordida mais forte já medida, mostram testes recentes