Hábito diário evita que o café estrague os seus dentes

SoCientífica
iStock

Para os amantes do café é impossível não escovar os dentes depois de ingeri-la pela manhã. No entanto, evidências sugerem que fazer as coisas nessa ordem está longe de ser o ideal para a saúde bucal. Para limitar os danos, é preciso adquirir um hábito completamente diferente antes de comer e beber café.

O ritual matinal é sempre o mesmo para muita gente: acordar, tomar banho, tomar café e escovar os dentes. No entanto, fazer as coisas nesta ordem não é ideal para a saúde bucal. Segundo a dentista Siama Muhammad, da Brooklyn Oak Dental Care, isso pode realmente causar desgaste crônico do esmalte, a camada externa dos dentes. Para muitos dentistas, no entanto, há uma maneira de limitar os danos agindo de outra forma.

Christina Meiners, do Centro de Saúde CommunCare, acredita que escovar os dentes antes de tomar café ajuda a remover a placa e torna mais difícil a aderência das manchas.

diana polekhina iYQgnaWD8uw unsplash
Diana Polekhina/Unsplash

Uma maneira simples de limitar os danos

Mas o que realmente acontece em nossa boca quando a escovação ocorre depois de tomar café? De acordo com Sonya Krasilnikov, da New York Dental House, a acidez do café enfraquece o esmalte dos dentes, que geralmente protege os dentes de danos físicos e químicos. No entanto, verifica-se que o ambiente dentário é quimicamente abrasivo. Ao escovar os dentes após beber café, a limpeza não é eficaz. Pior ainda, o indivíduo escova mais ácido do que qualquer outra coisa, o que pode deteriorar os dentes mais rapidamente e causar mais sensibilidade. E isso também vale para refrigerantes e sucos de frutas.

De modo geral, os dentistas recomendam escovar os dentes pelo menos meia hora depois de tomar café ou bebidas ácidas. Esse é o tempo que a saliva leva para neutralizar o pH da boca e para que a boca volte a ficar saudável.

Compartilhar