Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Hábito diário evita que o café estrague os seus dentes

evite que o café estrague seus dentes
iStock

Para os amantes do café é impossível não escovar os dentes depois de ingeri-la pela manhã. No entanto, evidências sugerem que fazer as coisas nessa ordem está longe de ser o ideal para a saúde bucal. Para limitar os danos, é preciso adquirir um hábito completamente diferente antes de comer e beber café.

O ritual matinal é sempre o mesmo para muita gente: acordar, tomar banho, tomar café e escovar os dentes. No entanto, fazer as coisas nesta ordem não é ideal para a saúde bucal. Segundo a dentista Siama Muhammad, da Brooklyn Oak Dental Care, isso pode realmente causar desgaste crônico do esmalte, a camada externa dos dentes. Para muitos dentistas, no entanto, há uma maneira de limitar os danos agindo de outra forma.

Christina Meiners, do Centro de Saúde CommunCare, acredita que escovar os dentes antes de tomar café ajuda a remover a placa e torna mais difícil a aderência das manchas.

Continua depois da publicidade

Diana Polekhina/Unsplash

Uma maneira simples de limitar os danos

Mas o que realmente acontece em nossa boca quando a escovação ocorre depois de tomar café? De acordo com Sonya Krasilnikov, da New York Dental House, a acidez do café enfraquece o esmalte dos dentes, que geralmente protege os dentes de danos físicos e químicos. No entanto, verifica-se que o ambiente dentário é quimicamente abrasivo. Ao escovar os dentes após beber café, a limpeza não é eficaz. Pior ainda, o indivíduo escova mais ácido do que qualquer outra coisa, o que pode deteriorar os dentes mais rapidamente e causar mais sensibilidade. E isso também vale para refrigerantes e sucos de frutas.

De modo geral, os dentistas recomendam escovar os dentes pelo menos meia hora depois de tomar café ou bebidas ácidas. Esse é o tempo que a saliva leva para neutralizar o pH da boca e para que a boca volte a ficar saudável.

Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...