Os grilos-aranha, da família Rhaphidophoridae, são insetos que muitas vezes causam arrepios em quem os encontra. Apesar de não serem uma mistura exata de aranhas e grilos, eles se assemelham o suficiente para despertar o alerta máximo da aracnofobia.
Uma característica preocupante dos grilos-aranha é a tendência de se reunirem em grandes grupos. Isso pode criar uma visão aterrorizante ao entrar em um lugar onde vários desses insetos estão vagando livremente. No entanto, embora sejam amedrontadores e rastejantes, na maioria das vezes eles são inofensivos. No entanto, você definitivamente não vai querer tê-los dentro de casa por causa dos danos que podem causar.
Como são os grilos-aranha?
Os grilos-aranha frequentemente são confundidos com aranhas-lobo devido ao tamanho e coloração semelhantes. No entanto, observando mais atentamente, podemos notar suas longas antenas e o fato de terem apenas seis pernas, sendo as duas traseiras muito mais longas do que as outras quatro, assim como qualquer grilo.
Os adultos não possuem asas e seus corpos têm uma forma arqueada, lembrando até mesmo a aparência de um camarão. Eles podem crescer consideravelmente, chegando a medir até dois centímetros de comprimento!
No entanto, é importante não olhar muito de perto! Os grilos-aranha têm o hábito de saltar diretamente para cima daquilo que os assusta, o que significa que eles podem pular em você se ficarem assustados. Esse é um mecanismo de defesa desses pequenos insetos. Eles não estão atacando, mas sim tentando assustar potenciais predadores.
Os grilos-aranha mordem?
Há relatos contraditórios sobre esse comportamento. A maioria dos especialistas em insetos afirma que não, pois os grilos-aranha não possuem presas ou a capacidade (ou desejo) de morder seres humanos. Eles usam suas mandíbulas para “roer” seu alimento. No entanto, se um desses insetos pousar em você, ele pode acabar roendo sua pele.
Sem chilreio, apenas pulos
Curiosamente, ao contrário de outros tipos de grilos, os grilos-aranha não produzem o som característico do chilrear e também não usam o som para atrair parceiros (eles fazem isso emitindo um cheiro). Eles não possuem órgãos produtores de som como outros grilos. No entanto, algumas fontes afirmam que quando muitos deles estão pulando em um porão ou área onde se abrigam, o som pode lembrar estalos de pipoca.
Onde os grilos-aranha vivem?
Eles são normalmente encontrados em áreas úmidas, onde há muitos esconderijos sob folhas, rochas e troncos apodrecidos. Assim como percevejos, os grilos-aranha podem ser considerados “invasores acidentais” em nossas casas. Eles adoram lugares escuros, como porões, garagens e galpões. Esses pequenos insetos também têm a fama de se reunirem em grande número. Portanto, se você avistar um grilo-aranha é provável que haja mais próximos.
Como manter os grilos-aranha longe da sua casa
Dentro de casa, os grilos-aranha são atraídos pela abundância de alimentos. Eles se alimentam de fungos, matéria vegetal e até mesmo outros grilos-aranha. Além disso, eles podem danificar tecidos, carpetes, madeira, papelão e outros materiais. Por isso, é importante evitar que eles circulem pela sua residência.
Em casos mais graves, pode ser necessário contratar um exterminador para se livrar desses insetos indesejáveis. No entanto, na maioria das vezes, medidas simples podem ajudar a mantê-los afastados, assim como outras pragas que são atraídas por ambientes úmidos e escuros.
Dentro de casa:
- Verifique se a base da sua casa está corretamente vedada para evitar pontos de entrada.
- Mantenha os espaços iluminados e livres de bagunças para evitar que os grilos-aranha encontrem cobertura.
- Reduza a umidade nos ambientes internos. Isso é fundamental para afastar esses insetos.
No exterior:
- Remova esconderijos onde os grilos-aranha costumam ficar, como pilhas de madeira, palha, pedras e gramas altas. Isso pode diminuir a população desses insetos.