6 governantes que quase foram assassinados

Joaldo Idowneé
Fidel Castro, o governante cubano de extrema-esquerda, e Hitler, governante alemão de extrema-direita.

Enquanto houver governantes em sociedades complexas, haverá tentativas para assassiná-los. Além disso, certos líderes são o foco de muitas tentativas. Isso porque eles são vistos como uma ameaça à estabilidade do Estado ou da sociedade.

Um dos exemplos mais famosos de uma tentativa de assassinato bem-sucedida é a de Júlio César, primeiro imperador do Império Romano. Ele foi esfaqueado até a morte por um grupo de senadores que temiam seu poder ditatorial. Outro exemplo, mas malsucedido, é o atentado contra a vida de Napoleão Bonaparte. Ele foi envenenado por um de seus inimigos, mas sobreviveu.

As tentativas contra a vida de certos governantes mostram que há sempre um risco associado a estar no poder, principalmente se você for um populista. Abaixo, listamos alguns governantes famosos que foram quase assassinados quando já estavam no seu cargo.

Rainha Vitória  

Líderes internacionais

A rainha Victoria governou a Grã-Bretanha de 1837 a 1901. Ela sobreviveu a vários atentados com carros-bomba. Ela também escapou de três tentativas de assassinato em 1842. Em uma situação, a mesma pessoa tentou matá-la duas vezes. Primeiro ele tentou atirar nela quando ela estava de volta ao santuário. Ele escapou e tentou matá-la novamente no dia seguinte, mas foi preso pela polícia. A rainha Victoria sobreviveu a outra tentativa 5 semanas depois. Houve outras tentativas em sua história durante seu reinado. Mas nenhuma foi bem sucedida e ela terminou seus dias como a monarca reinante mais antiga do Reino Unido.

Adolf Hitler 

Líderes internacionais

Um dos líderes internacionais mais cruéis do mundo, Hitler foi quase morto 6 vezes. A tentativa foi feita em 1921, doze anos antes de se tornar Chanceler da Alemanha. Numa época em que ele ainda era subjetivamente desconhecido. Ele sobreviveu à tentativa. Durante seu tempo como chanceler, houve várias em 1938, 1939, 1943 e 1944, mas ele sobreviveu a todas elas.

A mais famosa das tentativas de assassinato do Führer foi sem dúvida o evento planejado em 1944. Quando oficiais nazistas sob a liderança do Coronel Claus von Stauffenberg organizaram uma conspiração para assassinar Hitler e depois os reservistas de um batalhão alemão assumiram o governo para trocar bem-estar com países parceiros.

A bomba é detonada com sucesso, mas Hitler escapa com ferimentos, e a notícia de sua sobrevivência estraga a rebelião planejada. Os conspiradores foram posteriormente presos e executados.

Josip Broz Tito

Líderes internacionais

Tito governou a Iugoslávia de 1945 a 1980. Ao contrário de outros líderes do continente europeu oriental, ele se recusou a permitir que sua região se tornasse um estado satélite da União Soviética e decidiu abrir o caminho para seu sistema comunista.

Este desafio enfureceu o ditador soviético Joseph Stalin, que tentou assassinar o líder iugoslavo em várias ocasiões. Finalmente, em 1948, Tito lhe enviou uma carta dizendo:

“Pare de enviar pessoas para me matar. Já atingimos 5 deles, um com uma bomba e outro com um fuzil”. (…) Se você não parar de enviar assassinos, eu enviarei um para Moscou e não terei que enviar outro”.

Yasser Arafat

Líderes internacionais

Para alguns, ele era um terrorista. Para outros, ele era um lutador pela independência. Mas para o bem ou para o mal, Yasser Arafat tem sido a face da luta palestina por décadas.

Ele foi presidente da Organização de Libertação da Palestina (OLP), que representa muitos grupos palestinos. Israel provavelmente tentou assassiná-lo em várias ocasiões.

Acredita-se também que a Jordânia tentou assassinar o líder palestino durante a crise do Setembro Negro em 1970. Finalmente, Arafat pode ter sido assassinado após sua morte em 200. Pois alguns acreditam que ele morreu de envenenamento por radiação e sugerem que Israel é o culpado. Entretanto, não há uma certeza sobre como a vida de Arafat terminou. 

Charles De Gaulle

general charles de gaulle in 1945

De Gaulle ganhou popularidade como líder do governo francês no exílio durante a Segunda Guerra Mundial, quando se recusou a reconhecer a rendição da França à Alemanha nazista. Após a guerra, ele foi duas vezes presidente da França.

Embora ainda fosse um general de batalhão, de Gaulle sobreviveu a sua primeira tentativa de assassinato quando um oficial não comissionado tentou atirar nele. Felizmente para De Gaulle, outro soldado desarmou o assassino sem vida antes que ele pudesse disparar sua arma.

Suas ordens como Presidente da França incluíam dois grandes atentados com carros-bomba, ambos ocorridos enquanto ele viajava em seu carro. No primeiro caso, os assassinos tentaram matá-lo com um explosivo enquanto ele dirigia.

Na segunda tentativa, franco-atiradores escondidos em outros carros atiraram em seus próprios veículos. Nenhuma das tentativas foi bem sucedida. Um total de 31 carros-bomba foram registrados contra o de Gaulle, que mais tarde foi abatido por causa de sua idade.

Fidel Castro

Líderes internacionais

De acordo com as autoridades cubanas, Fidel Castro sobreviveu a mais de 600 tentativas de assassinato. Castro chegou ao poder na nação caribenha em 1959, após uma rebelião bem sucedida contra uma ditadura apoiada pelos EUA.

Ele então conduziu Cuba ao comunismo e permaneceu o governante efetivo do país até 2006, quando entregou o poder a seu irmão. Desde o dia em que Castro chegou ao poder, ele tem sido um osso duro de roer para os EUA.

Ele sobreviveu a todos os atentados com carros-bomba, do envenenamento à detonação com explosivos. Os Estados Unidos tentaram até mesmo acomodar seu assassinato, contando com o apoio de Marita Lorenz, uma mulher com quem Castro estava viajando. No entanto, Castro sobreviveu.

Além disso, ele estava tão seguro de sua invencibilidade que quando soube que Lorenz costumava matá-lo administrando veneno, deu a ela uma arma e atirou nela. No entanto, ela caiu em seus braços.

Compartilhar