Gás venenoso pode ter sido importante para o surgimento da vida

Mateus Marchetto
Imagem: mirerek8 / Pixabay

O cianeto de hidrogênio é um composto químico bastante volátil e altamente tóxico. Sendo tão letal, este composto químico pode parecer, certamente, incompatível com a vida. Muito pelo contrário, contudo, uma nova pesquisa indica que esse gás venenoso pode ter sido essencial para o desenvolvimento da vida na Terra.

Há 4,5 bilhões de anos, um planeta do tamanho de Marte colidiu com a Terra ainda em formação. Esse impacto colossal, segundo teorias, deu origem a um cinturão de destroços que, posteriormente, se aglomerou e deu origem à nossa Lua. Nas centenas milhões de anos seguintes, todavia, chuvas de meteoros e explosões vulcânicas transformaram o planeta em um caldeirão fervente e tóxico.

Ainda assim, em algum momento entre o impacto celeste que formou a Lua e um ponto há 3,7 bilhões de anos, a vida surgiu. Os primeiros organismos eram, certamente, muito mais simples do que as células modernas, mas ainda assim é muito provável que eles dependessem de DNA ou RNA para o mantimento da vida.

Uma nova pesquisa, nesse sentido, mostrou que as quantidades crescentes do cianeto de hidrogênio podem ter auxiliado, ao longo de milhões de anos, na formação das primeiras fitas de RNA. De acordo com a pesquisa, publicada no periódico arXiv, a equipe de autores criou modelos computacionais da formação do gás venenoso na atmosfera.

Ao longo do tempo, a concentração deste gás venenoso pode ter favorecido a formação da adenina – um dos nucleotídeos componentes do material genético (DNA e RNA).

Surgimento da vida em poças de lama

Os primeiros organismos primitivos precisaram encarar um ambiente, no mínimo, extremo durante a formação da Terra. A teoria mais aceita, portanto, é de que a vida tenha surgido na água, em poças, lagos ou mares primitivos com nutrientes essenciais e condições um pouco mais amenas.

53637777 10464353 The first life on Earth formed from these strands of RNA which i a 11 1643727778289
Imagem: Ben Pearce via Mail Online

No artigo, a equipe de pesquisadores inseriu algumas características da atmosfera do planeta nas análises computacionais. Primeiramente, os impactos de meteoros e dissociação por luz UV colocaram hidrogênio na atmosfera. Vulcões liberavam, à época, quantidades imensas de gás carbônico (que também forma CO sobre luz UV) no céu do planeta.

Por fim, chaminés vulcânicas subaquáticas liberavam quantidades também altas de metano na atmosfera. Sob alta incidência de radiação UV e descargas elétricas das nuvens, o algoritmo da pesquisa mostrou que o cianeto de hidrogênio deve ter chovido sobre as poças, lagos e mares primitivos por longos períodos de tempo.

Ao longo de 100 milhões de anos, ao menos, a chuva do gás venenoso pode ter criado uma concentração ideal de cianeto na água. Esse cianeto, portanto, reagiu com outras moléculas e pode ter eventualmente formado biomoléculas – como a adenina.

A pesquisa está disponível no periódico arXiv.