Se as frutas e vegetais devem ficar dentro ou fora da geladeira, poucos sabem, e é uma dúvida constante entre as pessoas. Embora possa não parecer uma dúvida tão importante, saber armazenar frutas e vegetais pode ser essencial para manter o frescor, a qualidade, a aparência, mantê-los conservados por mais tempo e até mesmo manter o poder nutritivo, fator que pode ser alterado pela armazenagem incorreta dos produtos.
Portanto, é algo muito importante saber armazenar os produtos perecíveis, a fim de maximizar seu poder nutricional e evitar desperdícios causados pela armazenagem incorreta. A armazenagem é tão importante quanto saber como higienizar. Por isso, preparamos um guia sobre se, ou quais frutas e vegetais devem ficar dentro ou fora da geladeira.
As frutas e vegetais devem ficar dentro ou fora da geladeira?
Não há uma regra tão simples, há que isso pode mudar de produto para produto, ou de categoria para categoria.
Folhagens
Segundo Brian Chau, cientista de alimentos e diretor da Chau Time, uma empresa de consultoria de alimentos, as folhagens podem ter sua vida útil estendidas se você seguir alguns passos relativamente simples. Chau foi consultado pela National Geographic.
As folhas verdes podem ser enroladas em papal toalha e armazenadas na geladeira.
“Na verdade, o que eu faço é pegar um pouco desse papel toalha e depois enrolá-lo em torno da alface, e pegar esse pacote e depois embrulhá-lo livremente em papel alumínio”, diz Chau ao NatGeo. “Você está permitindo que alguma área de superfície seja perversa, mas não tanto que se torne um pedaço de alface desidratado.”
Além disso, sobre ervas um pouco envelhecidas, como aquele seu cheiro verde que já não está mais tão bonito, Chau fala que pode ser colocado em um pote com água para estender a sua vida útil.
Tubérculos
Via de regra, os tubérculos não se dão tão bem na geladeira. A batata por exemplo, deve ficar do lado de fora da geladeira, já que sob temperaturas frias, seu amido é transformado em açúcar rapidamente. Com isso, no cozimento você terá uma batata adocicada e dura. Além de perder algumas de suas características físicas e de sabor, você altera o poder nutricional da batata ao deixá-la na geladeira.
Mandioca, cará, nabo, rabanete, inhame e batata doce são outros exemplos de alimentos que devem ter sua armazenagem seca.
Alho e cebola
Na geladeira, a cebola pode perder sua crocância e ficar borrachuda. Portanto, se não estiver cortada, armazene-a fora. Além disso, cabeças de alho inteiras e com suas cascas, também devem ficar fora, em um local bem refrigerado. O alho pode brotar mais facilmente na geladeira.
Tomates
Se estiverem verdes, armazene os tomates fora da geladeira. Se já estiverem maduros, armazene-os dentro para que não estraguem rapidamente. Além disso, Chau diz que outra dica de conservação é tampá-los com uma fita na conexão da fruta com o talo.
“Outra coisa que gosto de fazer com os tomates que são colhidos é inverter o tomate e cobrir o local onde o talo estava conectado”, diz ele. “Esse é o ponto em que ele é mais vulnerável à perda de umidade, você pode usar uma fita de grau alimentício, cera ou até mesmo uma toalha de papel para cobrir esse ponto vulnerável e estender sua vida útil”.
Frutas
Laranjas, limões, mamão, uva e morango são frutas sensíveis e duram mais se estiverem refrigerados. Colocá-los na gaveta da geladeira é bom, pois a temperatura não é baixa suficiente para congelá-los ou danificá-los, mas boa suficiente para conservar.
Banana, melão, melancia, abacate, maçã, maracujá são exemplos de frutas que podem ficar do lado de fora da geladeira tranquilamente.
Frutas cortadas devem, obviamente, ser refrigeradas, e de preferência em um pote ou com plástico filme cobrindo.
Além disso, uma boa dica de conservação é separar algumas frutas, pois a emissão de gás etileno por elas pode interferir no amadurecimento das frutas.
“Você não quer armazenar maçãs e bananas juntas porque é um ciclo cíclico em que elas envelhecem muito mais rápido juntas”, diz Chau.