Connect with us

Tecnologia

Força aérea dos EUA anuncia novo bombardeiro “invisível”

Published

on

Autoridades da Força Aérea dos Estados Unidos e da empresa norte-americana do ramo aeroespacial Northrop Grumman anunciaram na última sexta-feira (2) o lançamento da primeira aeronave de sexta geração do mundo, o bombardeiro B-21 Raider. A cerimônia de lançamento da nova aeronave mais avançada do mundo foi transmitida pela Northrop Grumman em uma live carregada de patriotismo estadunidense.

“O B-21 Raider é o primeiro bombardeiro estratégico em mais de três décadas. É um testemunho das vantagens duradouras da América em engenhosidade e inovação. E é a prova do compromisso de longo prazo do Departamento com a construção de capacidades avançadas que fortalecerão a capacidade dos Estados Unidos de deter a agressão, hoje e no futuro”, disse durante a cerimônia de inauguração da aeronave o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin.

Live de apresentação da nova aeronave.

Embora já tenha sido apresentada, a aeronave desenvolvida e fabricada pela Northrop Grumman entrará em operação apenas daqui alguns anos. A aeronave trará as capacidades aeroespaciais que devemos esperar da próxima geração de aeronaves, que serão o carro-chefe das forças aéreas de potências mundiais nas próximas décadas.

Advertisement

Uma das principais novidades das aeronaves da nova geração é o fato que elas avançam no quesito “invisibilidade”. O conceito de aeronave stealth (aeronave furtiva) já existe há bastante tempo. Essas aeronaves conseguem se mascarar dos radares e outros equipamentos de detecção utilizando diversos artifícios e tecnologias diferentes. A nova geração avança além disso, com novas tecnologias que permitem uma furtividade ainda maior, segundo a própria Northrop Grumman.

Além disso, trata-se de um bombardeiro digital. Muitas aeronaves ainda em operação possuem décadas de uso, então ainda possuem bastante componentes não tão atualizados. Por exemplo, o icônico bombardeiro B-2 Spirit, voou pela primeira vez há três décadas, e foi introduzido a partir de 1997. Embora receba modernizações até hoje, seu desenvolvimento ocorreu a partir dos anos 1970, então não é tão moderno assim dos “pés à cabeça”. O B-21, por sua vez, já nasceu na era digital. É uma aeronave construída para a guerra moderna, e está apta a passar facilmente por inúmeras atualizações conforme a tecnologia progrida ainda mais.

Espinha dorsal da frota da Força Aérea dos Estados Unidos, o bombardeiro será capaz de entregar cargas explosivas convencionais e nucleares. A aeronave possui uma alta capacidade de integração entre dados, sensores e armas, sendo altamente eficaz em sua função.

Advertisement

Concorrência com uma nova superpotência

O B-21 Raider faz parte de uma modernização que os Estados Unidos estão fazendo em seus principais braços militares. Essa modernização é contextualizada por uma nova “guerra fria” com a China. Note as aspas, já que não é exatamente uma guerra fria, nos parâmetros da disputa que dominou a segunda metade do século, mas uma nova disputa tecnológica e militar entre os Estados Unidos e uma nova megapotência emergente: a China.

Nas últimas décadas, a China vem com um crescimento econômico brutal. Dessa forma, tem aumentado sua influência pelo mundo e se tornado uma gigante potência militar. Conforme anunciado recentemente pelo Pentágono, os americanos acreditam que até 2035, a China possa a quadruplicar o número de ogivas nucleares.

No momento, há seis Raiders em produção, mas a Força Aérea planeja construir 100 aeronaves.

Advertisement

Doolittle Raiders

O nome Raider foi dado em homenagem ao Doolittle Raid (Ataque Doolittle) ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial sob liderança do tenente-coronel James “Jimmy” Doolittle. No evento, 80 aviadores e 16 bombardeiros médios B-25 Mitchell mudaram o curso da guerra no Pacífico, um braço de guerra travado principalmente entre Japão e Estados Unidos. Os participantes do ataque ficaram conhecidos como Doolittle Raiders, e são homenageados agora na nomeação do bombardeiro.

Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.