Focas caçam e comem tubarões na África: imagens incríveis

Milena Elísios
(Chris Fallows)

Tubarões são quase sempre retratados como os terríveis predadores do mar, mas por vezes o jogo pode virar e esses carnívoros marinho acabam se tornando presas. Uma prova disso foi um estudo publicado online que relata que focas foram flagradas caçando tubarões.

O estudo não somente revela uma parte oculta da dieta de uma espécie, como também nos ajuda a melhor compreender a cadeia alimentar no oceano aberto.

Chris Fallows trabalha com mergulhos em gaiolas de tubarões desde 1992, ele passa a maior parte de seus dias no mar e conhece o comportamento dos tubarões da região. Até que um dia, enquanto liderava um grupo de turistas em um mergulho comum com os tubarões azuis, ele se deparou com uma cena no mínimo estranha.

Focas foram flagradas caçando tubarões. (Imagem: Chris Fallows)
Focas foram flagradas caçando tubarões. A foca matou e devorou partes de cinco tubarões, alguns deles tinham o mesmo tamanho do mamífero aquático. (Imagem: Chris Fallows)

Enquanto usava uma isca para atrair tubarões, ele percebeu que uma foca lobo jovem se aproximava, mas o curioso é que a foca não parecia nenhum pouco interessada na isca, em vez disso, ela avançou sobre um tubarão azul que tinha aproximadamente o seu tamanho.

A foca capturou e matou o primeiro tubarão, rasgou sua barriga e comeu as vísceras, depois partiu pra outro e depois outro. Ao todo a foca matou e consumiu partes de cinco tubarões.

Focas são presas comuns para os grandes tubarões brancos, e as focas do Cabo normalmente se alimentam de pequenos peixes, lulas e caranguejos.

Não é incomum ver focas comerem um tubarão bebê ou morder um tubarão morto preso em redes. Mas neste caso, elas estavam caçando predadores vivos e livres, além disso, os tubarões-azuis podem chegar a mais de dois metros de comprimento, animais desse tamanho geralmente não são considerados alimento pelas focas.

É curioso o fato de que focas foram flagradas caçando tubarões. Mais curioso ainda o fato de que a foca preferia se alimentar de apenas de algumas partes específicas do animal. A escolha da foca por comer apenas as vísceras do tubarão — assim como fazem as orcas que caçam tubarões brancos e comem apenas o fígado rico em gordura — mostra que elas vêem abundância desta fonte de alimento. Elas simplesmente podem ser exigentes, pois não vai faltar comida.

O fotógrafo viu a jovem foca atacar cinco tubarões, alguns do mesmo tamanho que a foca. (Chris Fallows)
O fotógrafo viu a jovem foca atacar cinco tubarões, alguns do mesmo tamanho que a foca. (Chris Fallows)

A cena documentada por Chris Fallows pode não ser apenas um caso isolado, esse pode ser um comportamento natural das focas, o que mostra que os métodos tradicionais de estimativa de dieta para mamíferos marinhos podem não ser tão assertivos, e que provavelmente estamos errados sobre uma parte da cadeia alimentar marinha.

Compartilhar