Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Socorrista reanima filhote de elefante após acidente na Tailândia

Um socorrista tailandês salvou a vida de um filhote de elefante após realizar uma reanimação cardiorrespiratória. (Imagem de Kabomani-Tapir por Pixabay)

A Tailândia é um pequeno país da Ásia ao sul da China. Assim como diversos de seus países vizinhos, a Tailândia possui uma enorme floresta tropical que é o lar de centenas de espécies de animais, incluindo grandes mamíferos. Desses últimos, os elefantes-indianos são os maiores e frequentemente eles atravessam estradas e rodovias do país. Por esse motivo, um pequeno filhote de elefante da subespécie foi atropelado por uma motocicleta no dia 20 de dezembro. Contudo, a parte da curiosa da história é que um socorrista da equipe de cuidados médicos, Mana Srivate, salvou a vida do filhote fazendo uma Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

Srivate trabalha, por conseguinte, como socorrista há 26 anos e relata que esse foi um caso emocionante, a primeira vez que precisou realizar RCP em um filhote de elefante. “Quando o bebê elefante [começou] a se mover, eu quase chorei.”, contou o socorrista à Reuters. O vídeo do momento da reanimação viralizou na internet nos últimos dias (abaixo) e mostra o filhote de elefante sendo socorrido. Após aproximadamente 10 minutos o animal conseguiu se levantar e voltar à floresta.

O que aconteceu com o filhote de elefante

Animais selvagens podem facilmente sofrer problemas do coração em contato com humanos. Nesse sentido, quando a quantidade de adrenalina no corpo do bicho aumenta demais, os músculos cardíacos podem parar de funcionar normalmente, o que pode causar a morte em alguns minutos. No caso do filhote de elefante-indiano, o impacto com a moto causou uma parada cardiorrespiratória que certamente levaria o animal à morte.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Mana Srivate também conta que era possível ouvir o resto da manada de elefantes nos arredores, chamando pelo filhote. A presença dos animais adultos poderia ter sido um agravante muito maior da situação. Isso porque os elefantes-indianos podem ser violentos quando ameaçados e ainda mais violentos quando seus filhotes estão em alguma encrenca. Felizmente a equipe de resgate não teve contato com o grupo de animais adultos e Srivate pôde terminar a ressucitação com sucesso.

(Imagem de TheOtherKev por Pixabay)

Vale lembrar que, de forma geral, os elefantes-indianos não são violentos. Eles ademais são menores e menos territorialistas que seus primos africanos. Os elefantes-indianos, além do mais, são uma subespécie dos elefantes-asiáticos que podem atingir até 3,5 metros de altura e pesar 5 toneladas.

O que é reanimação cardiopulmonar?

Quando acontece uma parada cardiorrespiratória, o coração para de bombear o sangue para todo o corpo. Assim, o cérebro não recebe o abastecimento de oxigênio necessário para funcionar, e a vítima acaba perdendo a consciência. Isso causa também uma seguinte parada na respiração, fazendo com que o oxigênio no sangue caia ainda mais.

(Imagem de linfeng mao por Pixabay)

A reanimação cardiopulmonar ou cardiorrespiratória, por sua vez, busca fazer o coração voltar ao funcionamento normal. Desse modo, o que um socorrista faz é uma compressão rítmica da região onde o coração está. Isso pode estimular os músculos cardíacos a voltar a funcionar, bombeando o sangue novamente para o corpo e para o cérebro, de forma que o animal volte à consciência. Não só socorristas usam essa técnica, mas também veterinários.

Esse processo, portanto, foi o que salvou a vida do filhote de elefante e permitiu que o bicho voltasse para a natureza quase como se nada tivesse acontecido. O piloto da moto felizmente também saiu quase ileso, apenas com alguns ferimentos leves.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Mateus Marchetto
Publicado por

Aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, professor de inglês, apaixonado por ciência e divulgação científica. Me interesso principalmente pelas áreas de microbiologia, bioquímica e bioinformática.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.