Estudo sugere que megaestrutura do Pacífico pode ser o fundo do mar da era dos dinossauros

Daniela Marinho
Imagem: Canva

Pesquisadores descobriram uma formação geológica peculiar nas profundezas do Oceano Pacífico que pode ajudar a esclarecer um mistério geológico fascinante. Essa estrutura, situada bem abaixo da superfície, parece ser a chave para entender porque essa área específica está gerando uma expansão dorsal oceânica mais acelerada do planeta: a famosa Dorsal do Pacífico Leste.

Essa cordilheira submersa, formada pelo afastamento das placas tectônicas, vem se movendo a uma velocidade impressionante, e os cientistas acreditam que a enigmática fatia de rocha pode estar diretamente ligada a essa vibração sonora e única. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Science Advances.

Dados sísmicos

A partir de dados sísmicos detalhados, o geólogo Jingchuan Wang, da Universidade de Maryland, junto com seus colegas, fez uma descoberta surpreendente: antigas placas oceânicas escondidas nas profundezas do manto terrestre.

Essas placas, que remontam à época dos dinossauros, parecem estar desempenhando um papel importante na propagação de formações tectônicas atuais. A equipe acredita que essas antigas estruturas submersas podem influenciar diretamente os movimentos geológicos na superfície.

“Nossa descoberta abre novas perguntas sobre como as regiões profundas da Terra podem impactar o que observamos em sua superfície, tanto em grandes distâncias quanto em longos períodos de tempo”, explica Wang.

Utilizando ondas sonoras que penetram profundamente no solo e retornam como reflexos para gerar mapas sísmicos detalhados, Wang e sua equipe identificaram uma anomalia fascinante: uma porção do manto terrestre que se move de maneira incomumente lenta, localizada abaixo da Placa de Nazca, que se encontra na fronteira com a placa continental da América do Sul.

Manto e subducção

Design sem nome 1 rotated
Diagrama das estruturas sob a atual placa de Nazca. (Wang et al., Science Advances, 2024)

A Terra é composta, em sua maior parte, por uma vasta camada de rochas de silicato aquecidas, localizadas entre a crosta terrestre — fina e fria — e o núcleo extremamente quente. Essa camada é chamada de manto, uma região onde os minerais parcialmente derretidos fluem lentamente ao longo de milhões de anos.

Esse movimento é impulsionado por grandes diferenças de temperatura entre a superfície e o interior da Terra. Durante esse processo, o material mais denso e frio da crosta é gradualmente puxado para dentro, em direção ao manto mais quente, em um fenômeno conhecido como subducção.

Atualmente, a Placa de Nazca está subduzindo sob a América do Sul. No entanto, no lado ocidental dessa placa, encontra-se uma crista oceânica que está se expandindo rapidamente. Além disso, essa região próxima às Ilhas de Páscoa é marcada por intensa atividade geológica, destacando-se por uma lacuna estrutural intrigante que separa o Pacífico central do oriental.

Segundo Wang, “Descobrimos que, nessa região, o material estava afundando a cerca de metade da velocidade que esperávamos, o que sugere que a zona de transição do manto pode agir como uma barreira e retardar o movimento do material pela Terra.”

Pedaço antigo do fundo do mar

No artigo publicado, a equipe explica que simulações geodinâmicas sugerem que a forma e a estabilidade dessas estruturas no manto inferior estão diretamente relacionadas às interações com a placa tectônica em subducção.

Essas interações dinâmicas são responsáveis ​​pela formação das superplumas, que por sua vez, influenciam a atividade geológica na superfície. O ponto quente das Ilhas de Páscoa, por exemplo, parece ser um reflexo direto daquelas gigantescas colunas de material que sobem lentamente do interior profundo da Terra, moldando o comportamento tectônico na região.

História da Placa de Nazca

Os cientistas acreditam que essa sequência de anomalias, dispostas de leste a oeste, pode oferecer pistas valiosas sobre a história da Placa de Nazca e seus movimentos ao longo do tempo geológico.

Ao interpretar os traços deixados por acontecimentos antigos nas profundezas da Terra, os geólogos podem descobrir novas informações sobre o comportamento interno do planeta.

O conhecimento a respeito pode revelar como os processos construídos influenciam diretamente a formação e a dinâmica da superfície terrestre nos dias de hoje, ajudando a entender melhor a evolução tectônica e a paisagem atual do nosso mundo.